quarta-feira, 6 de junho de 2012

Queimados recebeu projeto voluntário de dentistas que oferece tratamento gratuito

A Prefeitura de Queimados, em parceria com o projeto “Dentistas do Bem” e a ONG “Turma do Bem”, quer fazer a criançada e os adolescentes rirem à toa. Durante três dias, de segunda a quarta-feira, 04 a 06 de junho, um caminhão com dois consultórios dentários - tendo a marca de creme dental Oral B, do grupo Procter & Gamble (P&G), como um dos patrocinadores - cadastrou e fez avaliações odontológicas de crianças e adolescentes (de 11 a 17 anos) gratuitamente na Praça dos Eucaliptos.

Os cadastros tiveram como objetivo realizar uma triagem de casos em que a família do paciente não pode arcar com as despesas de um tratamento dentário afim de que dentistas voluntários do projeto o ofereçam gratuitamente. Para se cadastrar, os jovens precisaram estar acompanhados de um responsável, apresentar a identidade, matrícula escolar e o comprovante de residência.

Ao todo,  mais de 200 crianças e adolescentes forarm avaliados e cadastrados durante a triagem. Após o cadastramento, alguns jovens serão avaliados e posteriormente selecionados para receber o tratamento gratuito de acordo com o número de dentistas voluntários disponíveis no município. Cada cidade visitada pelo projeto, que tem 10 anos de existência e percorre todo o país, terá um coordenador responsável pela divulgação e contato com outros profissionais que possivelmente queiram participar do projeto voluntário.

Selecionado para ser o coordenador da ONG “Turma do bem” em Queimados, Matusalém Bernardo (foto), falou sobre como o projeto irá funcionar uma vez que ele é voluntário. “Cada dentista poderá apadrinhar de um até dois pacientes e será responsável por seu tratamento. Nossa expectativa é que pelo menos 30 crianças sejam beneficiadas, isso porque temos cerca de 30 consultórios na cidade”, explicou o Bernardo, que faz parte da “Turma do Bem” há quatro anos e vai apadrinhar quatro crianças. 
  
Coordenadora do projeto em Nova Iguaçu, Marlei Leite, destaca os valores dos tratamentos se fossem por um plano particular. “Só para ter uma idéia um tratamento de canal que é muito comum custa em média R$ 300,00. Já um aparelho ortodôntico e a manutenção custam algo em torno de R$ 5 mil até o final do tratamento. Nenhuma das famílias que vem aqui tem condições de pagar por isso, daí a importância do nosso trabalho”, contou a dentista.

Ela explica que algumas exigências devem ser cumpridas para que os pacientes não percam o tratamento. “Caso eles tenham três faltas ou não avisem o motivo da falta com antecedência, outra pessoa será beneficiada. Outra exigência que sempre fazemos é que eles estejam devidamente matriculados na escola”, ressaltou Marlei Leite.                

Durante os três dias de triagem, alunos da rede municipal de ensino participaram de palestras sobre higienização bucal como a importância da escovação após as refeições e o uso de fio dental. Para animar, a Secretaria Municipal de Cultura disponibilizou ainda apresentações gratuitas de dança, música e teatro com artistas da própria cidade.

Na segunda-feira (04), o público contou com a apresentação da peça “Hei, psiu!  Você viu a palhaça Bené?” e do trio “Música com Arte”. Na terça-feira (05), quem passou pelo local conferiu a apresentação do grupo de dança Aliance e dos músicos Sérgio Louzada, Mia Bragança e Jorginho Freire. Na quarta-feira (06), último dia de cadastramento do projeto, foram apresentadas a peça “Arthur, O Leão Medroso”,  coreografias de Jazz  e o show da banda Ramal 53.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.