terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Principal via rural de Queimados passa por recuperação para escoar produção agrícola


Equipe da Secretaria de Agricultura
Uma das mais importantes estradas vicinais de Queimados, a Avenida Indiana, no Campo Alegre, passa por uma ação de recuperação pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura. A avenida que escoa a produção agrícola da região está recebendo uma força tarefa com auxílio de maquinários para manutenção da infraestrutura da via rural. A iniciativa é mais uma ação da Secretaria para beneficiar a população rural que vive basicamente da agricultura familiar. 

O objetivo é amenizar os danos causados pelas fortes chuvas das últimas semanas e facilitar saída da produção local de agricultores. Com uma extensão de 4,8 quilômetros, a avenida é considerada importante por escoar a produção de mais de 200 agricultores rurais da região. O trecho é o primeiro a receber a força tarefa de uma programação que inclui quase 70 vias vicinais que serão recuperadas. 

No detalhe, Manoel Jorge e sua plantação de aipim  
Para o produtor rural do bairro Parque Ipanema, Manoel Jorge Vieira, de 87 anos, a iniciativa da Secretaria é muito importante para incentivar e dar suporte à agricultura da região. “A chegada desses equipamentos veio em boa hora. Vivo exclusivamente de mexer com a terra. Isso fará com que eu venda mais”, comentou o agricultor que tem como principal fonte de renda o plantio de aipim. Já o criador de galinhas caipiras há mais de 28 anos, Acyr José Soares, de 73 anos, vê a recuperação da estrada fundamental para conseguir levar seus produtos para o Centro do município. “Com a estrada recuperada vamos poder levar nossos produtos para outros lugares. Não vou mais atolar na lama. Quando chovia não tinha como passar pela estrada”, contou o agricultor, que planta hortaliças e mora à beira da Estrada Indiana.

Acyr Soares mora à beira da via Indiana
Segundo o secretário municipal de Agricultura, Wilson Sampaio (Wilson Três Fontes), o objetivo da ação não é só recuperar apenas uma estrada, mas sim diversos outros pontos na área rural do município. “Com a recuperação da Indiana diversos produtores terão como escoar sua produção. Existem muitos pontos ao longo da via que são intransitáveis. Nossa intenção é continuar nossa programação e recuperar quase 70 estradas”, explicou Wilson Três Fontes.         

Máquinas para recuperação de vias   

Em setembro do ano passado, a Prefeitura adquiriu uma patrulha mecanizada composta por 14 máquinas. Os novos equipamentos foram comprados através de um convênio da Caixa Econômica Federal (CEF). Com repasse no valor de quase R$ 3 milhões, feito pelo Ministério de Agricultura, a Prefeitura teve uma contrapartida de 10% do valor total. A patrulha destinada a fazer manutenção de vias rurais inclui motoniveladoras, tratores agrícolas, retroescavadeiras, caminhões basculantes e escavadeiras hidráulicas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.