segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Programa de combate à hanseníase vai promover atendimento gratuito em Queimados


A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza nesta quinta-feira, dia 21, uma ação de combate à hanseníase. No dia, um dermatologista vai tirar dúvidas da população sobre as formas de contágios além de examinar e diagnosticar gratuitamente possíveis casos da doença, das 9h às 13h, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro.      

Segundo o último levantamento do Ministério da Saúde, houve uma redução de 25,9% de pacientes diagnosticados com o bacilo de Hansen (bactéria causadora da hanseníase e que leva o nome do seu descobridor) de 2001 a 2011. A doença que afeta os nervos causando lesões na pele também é vulgarmente conhecida como lepra.

A hanseníase é infectocontagiosa, ou seja, pode ser transmitida através de contato com pessoas infectadas através do ar. O contágio só ocorre uma vez que a pessoa tenha um longo período de exposição com o bacilo. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e dura de seis meses a um ano.  

2 comentários:

  1. Bela iniciativa, já que Queimados apresenta um dos maiores índices de incidência de hanseníase do Estado, só falta agora descentralizar o atendimento para as UBS e tornar esta campanha como o início de um trabalho para detectar os casos no início dos sintomas. Vamos deixar de fingir que não vemos os problemas de saúde de nossa cidade!!

    ResponderExcluir
  2. max eu so estou vendo eles mecherem nas ruas aqui e na minha nada, tem um valao que falaram que nao vao mexer e que a minha rua nao vai ser asfltada. ok. ja tirei fotos e ja filmei. tenho video da enchente que deu aqui. vou envia-la para o balanço geral. pois acho uma sacanagem isso porque falaram que no mapa ai seila onde ta escrito que a minha rua ja esta asfaltada pois entao vou pega tds os moradores daqui e vamos fazer reclamaçao ao vivo. bom estou falando da rua tabatinga. da rua onde voce recebeu bastante voto. que hj nos arrependemos mt

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.