segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Elymar Santos abre o carnaval de rua em Queimados

A festa segue com Fundo de Quintal, Tá na Mente, Péricles e Mumuzinho


Fotos: divulgação
Dine Estela, RJ: Com o tema “Do laranjal ao Industrial, surge Queimados e o melhor carnaval”, a Secretaria de Cultura de Queimados vai resgatar antigas tradições carnavalescas como os concursos de fantasias, desfiles dos blocos de rua e os famosos bailes pré-carnavalescos que vão atender públicos de todas as gerações. “Queremos manter o título de melhor carnaval de Rua da Baixada e para isto, estamos investindo no resgate histórico da folia. Vamos oferecer todo o suporte para que os 18 blocos possam desfilar pela cidade”, destacou o secretário de cultura, Antônio Almeida. Vale ressaltar que todos os shows vão acontecer na Praça dos Eucaliptos no Centro e serão gratuitos. A partir das 20h.

Serão sete dias de folia que começou oficialmente com o Baile Municipal no último final de semana. Dia 7, será o baile da terceira idade na Recantu´s Casa de Festas, a partir das 15h. O Baile infantil será na Praça dos Eucaliptos durante cinco dias, a partir as 15h com a presença de vários Djs e sorteios de brindes para a criançada.

Elymar Santos vai abrir o carnaval na Praça dos Eucaliptos na sexta (8) de fevereiro. Mesmo sendo conhecido no gênero romântico da música popular brasileira, ele foi homenageado quatro vezes por escolas de samba e já cantou o Hino Nacional abrindo o carnaval do terceiro milênio que contava a história do Brasil na Sapucaí. Por conta de sua irreverência, marca do cantor, Elymar reserva grandes emoções para carnaval da Baixada em Queimados.

Sábado (9) é a vez do Grupo Fundo de Quintal subir ao palco com toda a sua tradição carnavalesca, a partir das 21h. O grupo de samba foi formado no Brasil no final da década de 1970. Surgido a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro, tornou-se uma referência original no sub-gênero pagode.


Domingo (10) o grupo de pagode Tá na Mente que cada vez mais tem consolidado seu sucesso por todo o Brasil, finalmente realizará um show em Queimados. Após nove anos de carreira e há quase um ano com a música “Fica” entre as mais pedidas nas rádios, Tá na Mente promete ficar na memória do público cativo do carnaval da cidade.



Segunda (11), ainda em clima de pagode e folia, o ex-vocalista do Exaltasamba Péricles chega e promete agitar o carnaval da cidade.  "Tenho uma influência da bossa nova na maneira de escrever e cantar, mas com a batucada do samba", resumiu em entrevista ao G1. "Nós não mudamos o samba, só contribuímos. Nunca quisemos mudar nada." Disse.



Terça (12) é a vez do menino Mumuzinho. Aos 28 anos, o jovem Márcio da Costa Batista, nosso Mumuzinho que já acumula uma grande bagagem artística por ter participado de filmes como "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus", não vai se restringir apenas ao repertório romântico, mordido pelo bicho do partido alto, do samba versado na veia, ele preparou à melhor produção do gênero para fechar o carnaval de Queimados. 





Três bandas vão se revezar na Praça


Banda Toca do Siri no carnaval de 2012
Outra tradição mantida pela atual gestão de cultura é o prestigio aos artistas locais. Durante os cinco dias, três bandas locais vão se revezar para animar a festa dos foliões: a Banda Alegria, Toca do Siri e Conexão Bahia, ambas tradicionais na cidade estão trabalhando no repertório para relembrar as marchinhas de carnaval. “Mesmo com o apelo popular pelas músicas que estão na moda, temos o compromisso de relembrar os carnavais das marchinhas e sambas enredos. Claro que não deixaremos de tocar o que o público pedir, mas sem deixar que o carnaval se descaracterize”, contou Leo Bruno, vocalista da banda Toca do Siri que tocou no carnaval da cidade em 2012.


O que muda no trânsito

O trânsito da cidade de Queimados sofrerá mudanças do dia 8 a 12 de fevereiro por conta do carnaval. Quatro ruas que margeiam a Praça dos Eucaliptos serão interditadas de 8 a 12 de ferreiro das 18h às 4h da manhã. A Avenida Professor Avelino Xanchão (da esquina da Rua Eugênio Castanheiras até a Rua Elói Teixeira); Rua Elói Teixeira (esquina com a Rua Hortência até a Avenida Doutor Pedro Jorge) e a Joaquim dos Santos (esquina com a rua Hortência).

A Rua Hortência (esquina com a Rua Aída até a esquina da Avenida Avelino Xanchão), será fechada mais cedo, das 10h do dia 08/02 às 04h do dia seguinte. A avenida Dr. Pedro Jorge se tornará mão dupla do trecho que compreende a Rua Eugênio Castanheiras até a esquina da Rua Alves no horário das 17h do dia 08/02 às 8h do dia seguinte.

Prefeitura dará atenção especial às pessoas com Deficiência

Este ano as pessoas com alguma deficiência de locomoção também vão poder curtir o carnaval na cidade. Por determinação do prefeito Max Lemos, a Secretaria de Cultura está preparando um espaço elevado especial para elas. De frente para o palco e com uma vista privilegiada, os cadeirantes poderão assistir aos shows em camarote especial ao lado da cabine de som no meio da praça. A cabine oferece um refúgio para os técnicos de som, facilitando o acesso rápido aos camarins e ao Posto de saúde especial.


Roteiro para chegar ao evento

Para o folião que vai sair do Centro do Rio, será preciso acessar à Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo. Ao chegar na cidade de Queimados, o motorista vai entrar nas Ruas Ver. Marinho H. de Oliveira, à esquerda, Av. Olímpia Silva (Rua do Queimadão), Rua Mercedes, Irmãos Guinle, Viaduto e Rua Hortência.

Roteiro para sair do evento

O motorista vai precisar acessar a Rua Hortência, Viaduto, Rua Laerte Acácio da Silva, Mesquita, Rua Benedito Borges ou Santa Rita, Av. Ver. Marinho Hemetério de Oliveira e Rodovia Pres. Dutra.

Queimados terá Posto de Saúde e duas ambulâncias avançadas para o carnaval

Por determinação do Corpo de Bombeiros, eventos com expectativa de público de mais de 20 mil pessoas precisam oferecer um Mini Posto de saúde com médicos e enfermeiros e no mínimo duas ambulâncias avanças com desfibriladores, respiradores, bomba de infusão entre outros equipamentos. Segundo a secretária de saúde, Dr.ª Fátima Sanches, quatro médicos e enfermeiros irão se revezar nos cinco dias de evento na Praça dos Eucaliptos. “Estamos trabalhando para que o folião tenha tranquilidade para curtir a folia”, afirmou.

Reforço na segurança

Queimados conta com um Batalhão da Policia Militar (24º BPM), uma delegacia legal e uma Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Segurança que estarão mobilizadas para o carnaval da cidade, considerado o melhor da Baixada e o mais lotado também. Com a expectativa de público de mais de 20 mil pessoas por noite, a previsão é que pelo menos 250 seguranças particulares façam parte do efetivo.

Leia mais:

Rainha e musa voltam da Argentina para a coroação

Mais de 18 blocos vão desfilar pelas ruas de Queimados









Um comentário:

  1. Dinheiro jogado fora. Inclusive a parte embolsada pelos corruptos de plantão.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.