quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Central de Intérpretes de Libras faz alegria de usuários em Queimados

Texto: Camila de Paula | Fotos: Luiz Ambrósio

Além da assistência que recebe durante todo o ano, a comunidade surda e muda de Queimados ganhou da Central de Intérpretes de Libras (CIL) um “mimo” de natal na confraternização de fim de ano. Na última terça-feira (16) o setor realizou uma festa para os usuários do serviço, equipe e parentes, convidando-os para uma tarde agradável com bolo de festa, lanche e lembrancinhas natalinas, com direito a sorteio e presentes do Papai Noel. O “bom velhinho” visitou o evento na sede da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania (SEMDHEPROC), onde está instalada a CIL, e trouxe votos de paz e esperança para as pessoas que utilizam o serviço durante o ano.

A CIL de Queimados realiza atendimento virtual, por meio de chat de comunicação, em que o intérprete se comunica com o surdo à distância, através de webcam e também presencial, para agendamento e o acompanhamento a consultas médicas, audiências e agências bancárias. Os usuários Tiago Marinho e Marcelo de Lima compareceram ao evento em agradecimento à ajuda que tiveram para conquistarem o emprego. “Neste ano começamos a trabalhar como auxiliares de produção em uma empresa no município vizinho graças à ajuda da CIL, que nos acompanhou na entrevista de emprego com uma intérprete. Agradecemos muito pela oportunidade de emprego e plano de saúde”, destacaram.

Para a coordenadora do aparelho, Graciete Telles, a presença de todos é uma mostra do crescimento do trabalho realizado neste ano. “Desde que começou, a CIL tem se fortalecido muito. O prefeito Max Lemos e o secretário da, pasta Ribamar Dadinho, nos dão suporte para dar grandes oportunidades para estas pessoas”, comentou. A Central é a única em toda a região metropolitana do Rio e é a terceira implantada no Brasil e a primeira do estado. Atualmente Rio Grande do Sul e Paraíba são outras duas capitais que contam com o mesmo equipamento. Quatro intérpretes, um coordenador e um motorista compõem a equipe de trabalho da central que fica à Rua Otília, N° 1495 – Centro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.