segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Simulado de acidente envolve mais de 60 pessoas em Queimados

Ação aconteceu na Vila Olímpica e contou com a Defesa Civil, a Cruz Vermelha e a SAMU

Texto: Camila de Paula | Fotos: Felipe Bragança

Na preparação para situações que colocam em risco a vida da população vale tudo. Para isso, a Defesa Civil de Queimados (SEMDEC), a Cruz Vermelha de Queimados e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF) – via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uniram forças para um treinamento em prol da população, na última sexta-feira (19). Quem passava próximo à Vila Olímpica deparava com um cenário de desespero: gritos, gemidos, marcas de sangue, a imagem de um bebê em óbito e várias pessoas agonizando após colisão entre um carro, uma moto e um ônibus escolar. Mas nada estava acontecendo de verdade, tudo era uma simulação para que todas estas equipes que atuam na área pudessem treinar e aperfeiçoar os procedimentos necessários nestas situações. 

O secretário municipal de Defesa Civil, Belé Brazão, acredita que a integração entre os órgãos ajudou a trazer o projeto para a cidade e ter tanto sucesso. “Já estamos pensando em três simulados para o próximo ano. A ação, além de preparar as equipes, educa a população. Foi visto o que geralmente acontece com um bebê que viaja sem cadeirinha e com condutores e passageiros sem cinto de segurança e motociclistas sem capacete. O resultado sempre é desastroso: óbitos, fraturas, diversas vítimas, entre outros”, destacou o secretário. Já o Prefeito Max Lemos elogiou a dinâmica da equipe. “Estamos nos preparando cada vez mais para cuidar das pessoas, à medida que o município cresce os serviços de salvamento devem se qualificar”, enaltece o prefeito.

Gritos de desespero

Para ajudar a trazer mais veracidade ao processo, a atriz e voluntária da Cruz Vermelha, Janine Senna, atuou como uma das “vítimas”. Durante a ação ela representou alguém que caiu da moto sem capacete e gritava muito de dor, até o fim do “resgate”, como acontece nos acidentes reais. “Era preciso fazer tudo o mais próximo da realidade possível, nessas situações os gritos de desespero desestabilizam a equipe e isso também deve ser testado. Por isso, me ofereci para atuar dessa forma, mesmo estando capacitada para a atuação de salvamento, pois sabia que seria de grande ajuda”, comentou. O coordenador de treinamento da CISBAF, Fabio Rodrigues, afirmou que estamos na melhor época para esta ação. “Uma das finalidades é a de aquecer a equipe, pois agora vamos entrar em períodos de aumento de acidentes, onde a população costuma se deslocar muito e, em tempo de festas, fica com os ânimos exaltados. A equipe deve estar afinada”, acrescentou.

Segundo o subsecretário da pasta, Major Neves, e o chefe de atendimento às emergências, André Farias, mais de 60 pessoas participaram da iniciativa, sendo 16 da Defesa Civil e da Guarda Ambiental, 35 voluntários da Cruz Vermelha, 16 funcionários do SAMU, além de oito integrantes do grupo de Voluntárias da Terceira Idade. Para a criação do cenário, a SAMU disponibilizou três viaturas e seis macas, já a SEMDEC, um ônibus escolar, três viaturas, uma moto e um automóvel. Na última quarta-feira (19) os participantes tiveram uma reunião tática, onde estes detalhes do roteiro foram acertados. A SAMU realiza estes simulados em todo país seguindo as normas internacionais de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.