segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Queimados sedia Estadual de Jiu-Jitsu

Torneio com 600 atletas e 38 equipes foi elogiado por esportistas de alto nível

Texto e fotos: Camila de Paula

Queimados sediou pela primeira vez o Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu neste sábado (14). Como vem acontecendo nos últimos anos, este é mais um torneio esportivo estadual que acontece na cidade. O município já foi sede de outras disputas importantes como Taekwondo e Judô. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da Prefeitura de Queimados com apoio da Federação de Jiu-Jitsu Profissional do Estado do Rio de Janeiro. O torneio contou com 38 equipes de todo o estado e 600 atletas entre 4 e 46 anos, divididos em oito categorias por faixa e nove categorias por peso, além dos dois gêneros, feminino e masculino. As três equipes campeãs são da Baixada Fluminense, sendo as duas primeiras de Nova Iguaçu e a terceira de Queimados.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, a primeira edição foi um sucesso na organização e receptividade, já que é um campeonato de alto nível. “Somos bem acolhedores e procuramos trazer campeonatos de alto padrão para a cidade, com isso conseguimos estimular competidores locais e a população a praticar atividades esportivas. Esta é uma autonomia que obtivemos do Prefeito Max Lemos e podemos aproveitar para mobilizar a população, seja assistindo ou participando”, destaca. À frente da academia Samurai Fight, no bairro Novo Eldorado, o professor Jonas Henrique da Silva levou 17 dos seus 40 alunos e obteve várias medalhas. “Disputando em casa, nossos atletas se sentem mais confiantes e fica muito mais fácil, sem aquele desgaste físico e financeiro da viagem. Participo de campeonatos desde 2012 e este está no nível dos outros estaduais”, diz.

Dois adultos disputaram nas faixas pretas que, de acordo com o organizador do evento, Alexandre Gonçalves, é a categoria mais esperada e que não costuma ter em todos os torneios, tendo como campeões de Preta Leve, Marlon Tadeu, da equipe PH, e Preta Meio Pesado, Willian Alvarenga, da Equipe TROIA. O organizador afirmou, ainda, que a disputa foi de médio a grande porte, com todas as faixas lutando (branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa, marrom e preta) e 224 chaves de luta. Para o diretor do Instituto Formando Campeões, de Belford Roxo, e da produtora Gringo Super Fight, Antônio Tolentino – o Gringo MMA, a organização está de parabéns. “Para a primeira edição está sensacional, a cidade é muito bem preparada para isso. É muito bom ver a prefeitura se envolvendo em projetos tão importantes para as crianças e reconhecendo o Jiu-Jitsu. Um campeonato deste, além de revelar campeões, ajuda a formar caráter”, destacou.

Além de adultos e adolescentes, crianças também fizeram parte do espetáculo da disputa. A operadora de caixa, Kelly da Silva, mãe do pequeno Luis Henrique, de 12 anos, também aprovou o campeonato e ficou o tempo todo na torcida pelo filho. “Tudo muito bem organizado, de alto nível e pertinho de casa. Estou muito feliz por acompanhar meu filho aqui”.

Confira os primeiros colocados por equipe:

1 – Gustavo TopT (GTT) – Cabuçu – 273 pontos
2 – Machado TopT – Nova Iguaçu – 176 pontos
3 – Equipe PH – Queimados – 165 pontos
4 – Tróia – Olaria – 136 pontos
5 – ATA JJ – Anchieta – 100 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.