segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Mais de 17 mil animais vacinados em Queimados

Campanha de vacinação antirrábica ofereceu 33 pontos espalhados pela cidade

Texto e fotos: Camila de Paula

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Queimados contemplou 17.152 animais com a campanha de vacinação antirrabica, no último fim de semana. Durante todo o sábado (13), das 8h às 17h, 33 pontos de vacinação espalhados pela cidade realizaram o serviço gratuitamente. Todos os animais, a partir dos quatro meses de idade, puderam ser imunizados. A ideia da Prefeitura de Queimados é tornar esta imunização a mais acessível possível para a população. De acordo com Secretária Municipal de Saúde, Dra. Fátima, foram disponibilizados tantos pontos para que todos pudessem aproveitar. 

A campanha costuma acontecer uma vez ao ano e a outra forma de vacinar é através de clínicas particulares, sendo um serviço quase inacessível financeiramente para a maioria dos munícipes. “É muito importante que toda a comunidade compareça e mantenha seus animais sempre com a vacinação em dia”, alertou antecipadamente a secretária. A dona de casa Tânia Botelho, de 60 anos, levou Milly e Toi, dois poodles, junto com a neta, Monique. “Para nós que moramos pertinho não tivemos nenhuma dificuldade, não sei como algumas pessoas ainda não levam, temos que fazer nosso papel, o governo está fazendo o dele”, disse a dona de casa.  

A hidrofobia 1, conhecida como raiva, é uma doença infecciosa causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso do animal. Ela é transmitida pela saliva de um animal doente, através de mordida, arranhão ou lambida. Muito utilizada em caninos domésticos, ela também é bastante indicada para gatos. O detetive particular Rui Carlos Ribeiro, de 42 anos, levou o gato e o seu cão da raça, Lion. “Este serviço próximo da nossa casa e totalmente gratuito é tão fundamental, que eu fico pensando o caos que seria se não existisse isso. Quando eu era criança isso era uma tremenda dificuldade, era comum ver cachorros com raiva na rua, hoje a gente tem o serviço com facilidade.”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.