quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Foi dada a largada para o início do ano letivo em Queimados


Profissionais da rede de educação de Queimados participaram de seminário que abordou diversos temas pedagógicos, entre eles a neurociência

Leandro Machado - Cerca de 1 mil profissionais da rede pública de ensino de Queimados participaram, nesta quinta-feira (2), do Seminário de início do ano letivo, promovido pela Prefeitura de, através da Secretaria de Educação. O encontro teve a participação de palestrantes conceituados na área como Marta Relvas, Serrano Freire e Cristina Maia. Com o objetivo de capacitar e motivar os professores a uma semana da volta às aulas, o evento também teve a presença da jovem queimadense, Kailane Muniz, de 14 anos, aluna da Escola Washington Manoel, no Centro, e participante do programa The Voice Kids, da Rede Globo.

O seminário foi o primeiro evento oficial da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2017. O Prefeito Carlos Vilela esteve presente no encontro e ressaltou a importância de preparar e motivar o professor, pois há muito trabalho pela frente: “O valor de um encontro como este é incalculável, afinal, conhecimento é o que mais de valioso o ser humano adquire na vida. Fico feliz em ver tanta gente motivada. Vamos avançar muito na área da educação e precisamos de cada um de vocês para alcançarmos os nossos objetivos”, disse.


Com o tema “Uma perspectiva criativa do educador”, o seminário abordou diversos assuntos relevantes para os profissionais da área educacional. O secretário municipal de Educação, professor Lenine Lemos, destacou o desafio de realizar um grande evento para os professores da rede: “Nós precisamos dos professores. Vamos buscar qualificação para todos e contamos com todos. São eles que estão no contato direto com o aluno. Com esta união, nós vamos fazer história”, ressaltou.


Logo pela manhã, o GAN Casa de festas estava lotado para receber a professora, bióloga e psicopedagoga, Marta Relvas. Ela destacou a importância de um novo olhar da educação para a neurociência.  “Devemos estar atentos à multiplicidade de pensamentos, talentos e emoções que estão nas salas de aula. Temos que ser escola que ensina, mas também que aprende, respeitando toda individualidade”, disse.

Na segunda parte do evento, o professor Serrano Freire falou sobre “Entusiasmo, Motivação e sucesso” e, à noite, a conferencista Cristina Maia conversou com o público sobre o tema “Resiliência, mantendo-se sereno diante dos problemas escolares.

Valorização profissional

Professora da rede municipal de ensino há 19 anos, Márcia Flausino (53) leciona na Escola Municipal Luiz de Camões e destacou o encontro como uma valorização real ao profissional de ensino: “Nós queremos retorno financeiro? Sim. Mas somente dinheiro não vai adiantar para nossa profissão. Nós precisamos nos sentir valorizados, capacitados e preparados para levar o melhor aos nossos alunos. Estou muito feliz em participar deste evento. Agora é colocar em prática na vida e nas salas de aulas o que foi aprendido.

2 comentários:

  1. Começamos o ano com incentivos na área da educação! Espero q 2017 seja o início de uma educação de qualidade! De uma educação digna e q os pais estejam mais conscientes para juntos criarmos os elos da corrente do conhecimento !

    ResponderExcluir
  2. Kailane nossa aluna da Washington Manoel mostra como nossos alunos tem grande potencial e que podem desenvolver mil competências em suas vidas! Sucesso Kailane!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.