quarta-feira, 20 de março de 2019

Queimados mais sorridente: Prefeitura oferece tratamento odontológico em sete unidades da cidade

Dentistas que atuam na rede básica do município alertam sobre necessidade de cuidados de higiene no Dia Mundial da Saúde Bucal

Fotos: Igor Lima
Aline Lopes- O “Dia Mundial da Saúde Bucal” é comemorado nesta quarta-feira (20). E como diz o ditado popular, o sorriso é o melhor cartão de visita de uma pessoa. Por isso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem trabalhando para garantir os cuidados com a higiene bucal da população. Ao todo, seis unidades básicas de saúde e um Centro de Especialidades Odontológicas, oferecem diariamente diversos serviços dentários gratuitos.

Um dos destaques da rede municipal de saúde é o CEO, que funciona há quase cinco anos por meio do Programa Brasil Sorridente, iniciativa do Governo Federal que visa levar tratamento odontológico gratuito à população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com aproximadamente 400 atendimentos ao mês, o órgão oferece serviços de canal, tratamento relacionados à gengiva e à parte óssea da boca, cirurgias de siso e cisto, raio-x e atendimentos à pacientes com necessidades especiais, odontopediatria e extrações mais graves.

Além disso, outras seis unidades de saúde espalhadas pelo município fazem atendimentos odontológicos mais simples, como limpeza comum e de tártaro, obturação, restauração de resina, aplicação de flúor e extração simples.

“A odontologia transforma vidas, pois vai além de um simples tratamento da saúde bucal, ela devolve o sentimento de sorrir e aumenta a autoestima de muitas pessoas. Por isto, estamos com projetos de ampliar a oferta de dentistas para toda a nossa rede de atenção básica e, além disso, oferecer colocação de próteses dentárias”, afirmou a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes.

Uma das queimadenses beneficiadas pelos atendimentos municipais, foi Haydê Pinto (74). Contente com o tratamento dentário recebido no CEO, a aposentada elogiou os serviços prestados. “Estou há três meses me tratando nesta unidade. Durante esse período, eu fiz extração do siso e cuidados da parte clínica, como obturações. Eu sentia muita dor de dente e graças a essa equipe, hoje eu não sinto mais nada. O atendimento é melhor do que em qualquer outra clínica particular”, afirmou a moradora do bairro Jardim Queimados.

Saúde bucal em primeiro lugar

De acordo com o Coordenador de Saúde Bucal, Fábio Dias, a população precisa criar o hábito de cuidar dos dentes, pois a prevenção ainda é o melhor caminho para ter uma boca saudável. Os cuidados básicos de higiene bucal, como escovação, uso de fio dental e visita semestral ao dentista, fazem toda a diferença para garantir um sorriso satisfatório.

“Infelizmente, podemos colocar a saúde em risco se não fizermos as escovações de forma correta e não procuramos o dentista. O que muitos não sabem é que através da boca conseguimos avaliar diversas alterações na saúde geral do paciente. Lesões, problemas na gengiva e demais mucosas da boca podem ser causados por doenças como herpes, sífilis, diabetes, câncer bucal, entre outras”, afirmou o profissional.

Os moradores que desejam realizar procedimentos odontológicos simples, basta procurar uma das seis unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, com identidade, comprovante de residência e cartão do SUS para a marcação de consulta. Já para atendimento dentário especializado, é preciso passar por consulta com o dentista clínico geral das unidades básicas e, então, ser encaminhado ao CEO.

Unidades de saúde que oferecem odontologia em Queimados

- UBS Belmira Vargas (Rua da batalha, nº 31, Roncador);
-ESF Santo Expedito (Rua São Roque, nº2, Santo Expedito);
- UBS Fazendinha (Rua da Conquista, s/nº, Distrito Industrial);
- EFS Vila Americana (Av. Antônio Luizário, nº 1689, Vila Americana);
- Clínica da Família Robson Romero de Oliveira (Est. Padre José de Anchieta, nº 315, São Jorge);
- Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho (Est. Das Piabas, s/nº, Eldorado);
-Centro de Especialidades Odontológicas (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 1170, Vila Pacaembu).

11 comentários:

  1. Boa tarde
    Aonde fica essa clínica em Queimados?

    ResponderExcluir
  2. Sim muitas dessas so atendem quem mora no bairro

    ResponderExcluir
  3. como faço pra ser atendida , quais dias e horarios tem que marcar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia fui hoje no posto Belmiro Vargas e vai marcar dentista dia 25 do 9 tem que chegar bem cedo o e muito bom

      Excluir
  4. Parabéns o Diretor da Odonto e à toda a equipe de Saúde Bucal de Queimados, à qual eu faço parte, por esse CEO;e o tipo de atendimento que é prestado à toda população Queimadensse.

    ResponderExcluir
  5. Equipe maravilhosa, sob a coordenação do melhor profissional que conheço. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom estão de parabéns todos eu amei

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, show pelo trabalho odontológico,pois Queimados merece 😁

    ResponderExcluir
  8. Oi como eu faço prá marcar consulta.

    ResponderExcluir
  9. Tem que divulgar mais a respeito

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.