segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Capoeira toma conta do final de semana em Queimados

O final de semana em Queimados foi marcado por muita ginga, ritmo e agilidade dos jovens capoeiristas do município e arredores que mostraram que sabem jogar um esporte genuinamente brasileiro, no batizado e entrega de cordas de graduação do grupo Rio-Brasil Capoeira. A formatura dos jovens capoeiristas aconteceu na Vila Olímpica (Avenida Maracanã, s/nº - Vila Pacaembu) e foi dividida em duas turmas compostas por mais de 40 alunos do professor Antônio José de Assis, o mestre Comprido, em apresentações numa legítima roda de capoeira.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o encontro foi aberto com a canção do hino nacional ao som de berimbaus, atabaques e pandeiros de mestres e praticantes do esporte. O batizado é a primeira graduação de um capoeirista onde se recebe a primeira corda, que será amarrada em sua cintura.

As cores das cordas representam o tempo de prática, o nível de habilidade e a aptidão em tocar os instrumentos típicos do esporte. Para chegar à última corda, o atleta deve passar por sete graduações para depois tornar-se um mestre de capoeira.

Para o mestre Comprido, a capoeira é um instrumento de sociabilização onde crianças se divertem e não há discriminação quanto à raça e a cor. “A capoeira faz com que as crianças tenham um alto desenvolvimento escolar. É um esporte estimulante, porque trabalha a agilidade e o reflexo do praticante, tanto físico e mental”, comentou o mestre capoeirista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.