quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Atendimento domiciliar para resgatar a cidadania em Queimados

Com objetivo de resgatar a cidadania familiar de moradores de Queimados, o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município conta atualmente com nove Unidades Básicas de Saúde da Família, sendo que uma está passando por reformas e as outras oito funcionando a todo vapor. Cada pólo conta com 12 funcionários, sendo um médico, um enfermeiro, um técnico em enfermagem e nove agentes comunitários que fazem visitas diárias aos moradores carentes da região.

Segundo a coordenadora do PSF, Michelle Oliveira Mendes, os agentes comunitários ficam responsáveis por monitorar famílias de áreas pré-definidas. “Na área urbana, cada agente fica responsável por até 200 famílias ou 750 pessoas. Na área rural esse número cai por causa da distância entre as casas. Não tratamos apenas a saúde das famílias. Regularmente as equipes visitam os moradores para detectar seus problemas e nós buscamos soluções para os casos”, explicou Michelle.

Em visita à casa do paciente Manoel Benedito da Silva, de 78 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), a médica Eliete Machado e a agente Valdirene Lopes foram recebidas com carinho e entusiasmo pela dona-de-casa Maria Eunice, 77 anos, que se disse muito satisfeita com o atendimento domiciliar. “Se não fosse o trabalho dessas meninas (equipe do PSF) eu não sei o que seria da minha vida. Meu marido está acamado há dois anos e não tenho meios para levá-lo ao hospital. Só Deus pra abençoar o trabalho delas”, destacou Maria Eunice.

Outra atividade desenvolvida pelo ESF são as Ações Sociais que acontecem sempre aos sábados em bairros do município. Comunidades carentes como Parque Ipanema, Vila Central e Vila Americana, já foram beneficiadas por serviços como palestras educativas e preventivas sobre DST/AIDS, Tuberculose e Diabetes; vacinação infantil, retirada de segunda via de documentos, cadastros em programas como o Bolsa Família e Minha Casa, Minha vida, entre outros.

Durante as ações que contam com distribuições de lanches, cestas básicas e de brindes para crianças, os moradores são beneficiados também com tratamentos de beleza, consultas médicas, verificação de pressão arterial, exames Papanicolau (preventivo), verificação de pressão arterial e glicose, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.