sexta-feira, 29 de abril de 2011

Apresentações teatrais antecipam o festejo do trabalhador em Queimados

Antecipando os festejos de quatro dias em comemoração ao Dia do Trabalhador, que acontecerão neste final de semana, nesta quinta-feira, 28 de abril, a Praça dos Eucaliptos foi tomada pela cultura brasileira. “Um caminhão para Jorge Amado”, um caminhão itinerante que faz parte do projeto da Fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, agraciou os queimadenses com dois espetáculos, “Gato Malhado” e “Capitães da Areia”, ambas as peças com 16 atores no elenco.

A peça infantil “Gato Malhado”, reuniu no turno da tarde, cerca de  500 alunos do pré-escolar e 1° ano da rede municipal de ensino. A peça que conta a história de amor de um gato e uma andorinha aborda temas como diferenças e preconceitos, com um “quê” educativo para a classe infantil. A história é passada em um bosque, onde a cobra é a vilã de toda essa história de amor proibido.

Já à noite, o espetáculo adulto “Capitães da Areia”, encheu a Praça dos Eucaliptos com mais de 400 pessoas, entre alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) e munícipes.  “Capitães da Areia” retrata a história de meninos abandonados que moravam num trapiche e que lutavam nas ruas para a sobrevivência do grupo. Relatada na década de 30, o romance envolve história de amor, roubos, mortes e epidemias da época.

Para o secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, é um prazer receber esse tipo de projeto em Queimados. “É essencial que alunos tenham esse contato próximo com nossa cultura que por sinal, é riquíssima. Fico feliz de ver nossas crianças envolvidas com isso. Lá no futuro, eles vão perceber o quanto essa integração é importante para eles”, frisou Lenine.

O caminhão itinerante que foi inaugurado em 2010, já passou por vários estados brasileiros e tem principal objetivo expandir a literatura nacional através das artes cênicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.