quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ônibus itinerante da Delegacia da Mulher termina atendimento em Queimados

Como diz o velho ditado:  “Em mulher não se bate nem com rosas”, infelizmente não é seguido à risca por muitos homens, o ônibus itinerante da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil, terminou nesta quarta-feira, dia 27, os dois dias de atendimento às mulheres na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Queimados. Realizando mais de 100 atendimentos por dia a unidade móvel da DEAM deu apoio e incentivou mulheres que sofrem ou sofreram violência doméstica a denunciar seus companheiros.   

Em parceria com a Coordenadoria de Políticas Publicas para Mulheres de Queimados, a “Delegacia da Mulher Itinerante” não só encaminhava quem iria fazer uma denúncia de agressão à delegacia mais próxima como também orientava juridicamente com base na Lei n° 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. A equipe do ônibus era composta por um delegado titular, dois investigadores e mais dois policiais civis de apoio. Os atendimentos funcionaram desde terça-feira, dia 26 de abril, das 10h às 16h.    

Na ocasião, também foram distribuídos guias práticos, da Secretaria Estadual de Segurança Pública, sobre prevenção e o que fazer em casos de violência. O guia também disponibilizava telefones úteis e endereços de todas as unidades de atendimento da Divisão de Policia de Atendimento à Mulher (DPAM). 

Segundo a delegada responsável pelo microônibus, Waleska Garcez, em dois dias de atendimento mais de 200 pessoas os procuraram. “Normalmente nossa unidade fica dois dias em cada cidade, mas isso depende muito da procura das pessoas. Aqui em Queimados, infelizmente, percebemos que há muitos casos de violência contra a mulher”, informou Garcez.  Entre os atendimentos nem todos eram de denúncia sobre violência doméstica.    

De acordo com ela, os casos mais comuns recebidos pelos policiais são de agressão, ameaças contra a mulher e orientação jurídica relacionada à guarda dos filhos, por exemplo. “Como nossa unidade ainda não possui um sistema integrado com outras delegacias da mulher, nós não podemos registrar boletins de ocorrência aqui. O que fazemos basicamente é facilitar o atendimento delas nas delegacias especializadas mais próximas. Para isso, passamos a elas uma carta de encaminhamento para que registrem a ocorrência na delegacia”, explicou a delegada.  

Para procurar os serviços de atendimento à mulher ou denunciar casos de agressão, as mulheres devem entrar em contato pelos telefones da DPAM (21) 2332-9960/ 2334-9749, Disque Mulher 180 ou pelo Disque Denúncia 2253-1177. As vítimas não precisam se identificar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.