quarta-feira, 6 de abril de 2011

Encontro estimula parceria local entre indústria, comércio e prestadores de serviços

Integrar empresários da indústria com comerciantes e prestadores de serviços locais para fazer o dinheiro circular na própria cidade e, assim, aquecer a economia local, gerando mais emprego e, consequetemente, arrecadação. Para a prefeitura poder investir em obras, educação e saúde. Esse é o conceito do encontro que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Queimados (SEMDE) promove, nesta quinta-feira, 07 de abril, no Salão Recantus, na Estrada do Lazareto, nº 179 – Centro.

Participarão do Primeiro Encontro de Negócios de Queimados representantes de todas as empresas já instaladas no distrito Industrial do município e em outros bairros, representantes das empresas que estão em fase de instalação e cinco representantes de cada tipo de comércio e de serviços que funcionam em Queimados, além de autoridades estaduais e municipais. O objetivo é estreitar o relacionamento entre os setores de indústria, comércio e serviços da cidade para que eles comprem um do outro e, assim, estimular ainda mais a economia local, a geração de emprego e renda.

De acordo com o prefeito de Queimados, Max Rodrigues Lemos, o evento servirá para estreitar o relacionamento entre os principais setores econômicos da cidade. “Estamos trabalhando muito para atrair novas empresas para o Distrito Industrial e para fomentar os setores de comércio e indústria da nossa cidade. O que falta é integração entre os setores. O comércio local pode comprar da indústria instalada no distrito e vice-versa, e os dois podem se utilizar dos prestadores de serviço locais. Isso gera emprego e renda para a população e promove o desenvolvimento econômico e social da cidade. O município terá ainda nota fiscal eletrônica e mecanismos para agilizar abertura de empresas”, ressaltou Max Lemos.

Durante o Primeiro Encontro de Negócios, também será assinado o convênio de implantação do projeto Registro Mercantil Integrado (REGIN), que é um sistema totalmente on-line, desenvolvido com o objetivo de eliminar a burocracia, reduzir os custos, dar maior agilidade, além de reduzir o tempo na abertura de novas empresas de pequeno e médio porte em até 48 horas. Funcionando basicamente como um sistema integrado com órgãos estaduais e municipais, o projeto vai possibilitar que empresários consigam abrir suas empresas de maneira prática e regularizá-las via internet.

Outro ponto do encontro será o lançamento da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), que estará disponível para os contribuintes a partir do dia 01º de maio. A NF-e pretende facilitar a vida de quem paga imposto e diminuir a evasão fiscal, o que permitirá o aumento a arrecadação para que sejam feitos mais investimentos na cidade. A NF-e é enviada como arquivo em PDF (imagem) para o e-mail do cliente.



Distrito Industrial de Queimados cresce a todo vapor

Em janeiro de 2009, o Distrito Industrial de Queimados tinha apenas sete empresas instaladas. Hoje, passados pouco mais de dois anos, a situação é bem diferente: 13 empresas instaladas e 29 em fase de instalação. Concluídas as obras, serão mais de três mil empregos diretos. O “boom” industrial é resultado da combinação do incentivo fiscal com as condições logísticas local. A Lei Estadual 5636, que entrou em vigor em janeiro de 2010, reduziu o ICMS de 19% para 2%. Mas outros fatores também ajudaram, entre eles, a postura da Prefeitura, que tem promovido Queimados entre empresários e investidores e dado também incentivos municipais para que eles se instalem na cidade.

“Com uma área de 2,3 milhões de metros quadrados, o Distrito Industrial de Queimados tem a vantagem competitiva de estar à beira da Rodovia Presidente Dutra, facilitando bastante o escoamento da produção, tem toda infraestrutura, como água em abundância, fibra ótima, entre outros. E ainda estamos a apenas seis quilômetros do Arco Metropolitano”, lista Max Lemos, referindo-se à rodovia que ligará o porto de Itaguaí a todas as grandes vias que dão acesso à cidade do Rio.

A recuperação do Distrito Industrial tem como objetivo principal alavancar uma saída econômica para o município. O Distrito Industrial receberá a maior fábrica de refratários do mundo, a RHI Refratários Brasil LTDA. A chegada de novas empresas ao município gera emprego e renda para a população que, assim, pode trabalhar em Queimados, fazendo com que a economia da cidade cresça. Além isso, 160 trabalhadores saíram da informalidade. Queimados foi pioneira em sancionar a Lei do Empreendedor Individual numa parceria com o Sebrae.



Microempresário se legalizam: alvará tira 160 empreendedores da informalidade

Desde julho de 2009, os trabalhadores informais de Queimados ganharam o direito de se tornarem empreendedores individuais. O município foi pioneiro em aprovar e sancionar a Lei do Empreendedor Individual, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e o SEBRAE. Essa é mais uma alternativa para desburocratizar a abertura e legalização de empresas na cidade e, com isso, estimular não apenas o crescimento do comércio local, mas também a arrecadação do município. Cerca de 160 microempresários já deixaram a informalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.