segunda-feira, 11 de abril de 2011

Programa de Antitabagismo é implantado em Queimados

De que o cigarro possui mais de 4.700 substâncias tóxicas e faz mal a saúde todos sabem. Agora, fazer com que os fumantes criem consciência disso e, ao mesmo tempo, larguem a dependência do cigarro não é uma tarefa nada fácil. É pensando nisso que a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, implantou um Programa de Antitabagismo para pessoas que desejam parar de fumar.

Implantado no final do ano de 2010, o objetivo é apoiar os fumantes no tratamento do vício da nicotina e aumentar sua qualidade de vida. O programa consiste basicamente na criação de grupos de apoio que discutirão temas relativos ao abandono do cigarro. Durante os encontros do grupo de apoio, os fumantes participarão de palestras como “porque fumar?”, “como fazer para largar o cigarro?”, “benefícios a saúde após parar de fumar”, “abstinência”, entre outros.

O programa antitabaco oferece ainda consultas médicas gratuitas para avaliação clínica do paciente, uso de pastilhas, adesivos à base de nicotina para inibir a vontade de fumar, e da possibilidade de uso do medicamento que reduz o efeito da nicotina no organismo, a Bupropiona. O tratamento tem duração de um ano e os medicamentos serão distribuídos gratuitamente. Engenheiro civil, Leandro Nunes Siqueira, está há nove dias sem fumar e diz que só conseguiu largar o vício do cigarro porque teve muita força de vontade com apoio do programa de antitabagismo.

“Só para você ter uma noção, eu chegava a fumar dois maços e meio por dia. Hoje, após três semanas de reuniões com o grupo de apoio, consegui finalmente parar de fumar. Fumava sem parar até que resolvi dar um basta”, contou.

Quando perguntado sobre o que faria caso um de seus filhos começasse a fumar, o engenheiro foi categórico: “Olha, eu sei que eles não têm o melhor exemplo em casa, mas faria de tudo para que isso não acontecesse. Passei a fumar com apenas 15 anos, a mesma idade do meu filho mais velho, e não gostaria que ele cometesse o mesmo erro que eu”, respondeu o ex-fumante, que já chegou a gastar mais de R$ 400 por mês com o consumo do cigarro.           

Como se inscrever

Para se inscrever no programa de combate ao fumo, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (21) 2665-1391 ou ir diretamente à unidade de antitabagismo (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, nº 314 – Centro). As reuniões acontecem uma vez por semana, sempre às sextas-feiras, a partir das 13h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.