segunda-feira, 24 de março de 2014

Ação conjunta contra a Tuberculose continua em Queimados


Texto e fotos: Dine Estela

A Secretaria de Saúde de Queimados destacou o Dia Nacional de combate à Tuberculose na manhã segunda (24), com uma ação conjunta dos Programas de Saúde para chamar a atenção dos pedestres na Praça Nossa Senhora da Conceição para o combate e tratamento de uma doença considerada um problema de saúde pública que ainda mata, todos os anos, cerca de 800 pessoas só no estado do Rio de janeiro. Na cidade o combate continua através de uma ação de busca ativa do Programa que conta com mais de 100 pacientes em tratamento.

Gilseia Rodrigues de Freitas perdeu o pai com 24 anos por conta de uma tuberculose, Gonçalo Pedro também teve a doença e passou para o filho de sete anos. Ambos não tinham histórico na família e mesmo assim passaram pelo drama de uma doença que chega silenciosamente e pode levar a vida de entes queridos. “Eu passei para o meu filho porque ele ficava muito agarrado comigo. Hoje ele já está com seus 18 anos e saudável, mas foi uma luta grande”, conta Gonçalo. Gilseia não teve a mesma sorte e lamenta a perda do pai. “Perdi meu pai muito novo, não pude curti-lo, mas cuido para que nem eu nem meus filhos passemos pelo mesmo”, alertou.   

A coordenadora dos Programas, Elaine Rezende usou a estratégia do encontrão dos programas como um chamariz para chamar a atenção e deu certo. Mais de 200 pessoas passaram pelas tendas montadas na Praça para buscar alguma informação. “Sempre fazemos este trabalho de apoio e as pessoas aceitam bem. Sempre chegam para fazer somente uma aferição de pressão arterial e acabam descobrindo outros problemas ou simplesmente se alertando sobre os mesmos”, observou.

O Programa de Combate à Tuberculose em Queimados conta com nove profissionais, entre médicos e assistentes sociais que realizam busca ativa dos casos de abandono. A Sede fica aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h na Avenida Camilo Cristófano, S/N, Fanchen (anexo ao antigo PA 24h). Telefone: 2665-7713.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.