quarta-feira, 12 de março de 2014

Queimados sedia I Etapa do Campeonato Estadual de Taekwondo

Competição reunirá cerca de 500 atletas com um único sonho: Olimpíadas 2016
Texto: Leandro Machado e Fotos: Internet e Luiz Ambrósio
Diogo Silva (esq) em ação no PAN do Rio em 2007
A cidade de Queimados, que tem se tornado referência em realizações de grandes eventos esportivos, sedia neste domingo (16) mais uma grande competição: A Primeira Etapa do Campeonato Estadual de  Taekwondo. As disputas começarão a partir das 9h, no Ginásio Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu). Os desafios serão classificatórios para a formação da Seleção Estadual que competirá o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil da modalidade. Serão cerca de 500 atletas na luta para manter o sonho de disputar as Olimpíadas no Rio de Janeiro.
Diogo beija medalha de ouro no Pan. Ele é exemplo a ser seguido
Segundo Gilson Baracho, Presidente da FEFT-RJ (Federação Esportiva Fluminense de Taekwondo), a competição terá quatro categorias ranqueadas (Infantil, Juvenil, Cadete e Master), além da Mirim, que serve para estimular as crianças na prática do esporte. Baracho garante uma competição de alto nível, pois todos têm um grande objetivo: “Serão disputas emocionantes, certamente. Os atletas têm alvo nas Olimpíadas de 2016 e não medirão esforços para chegar lá”, disse o presidente da Federação. A pesagem será realizada no Sábado (15) na Sede da FEFT-RJ, localizada na Rua Rio da Prata, 305, Bangu, das, 10 às 12h.
Professor Luiz Carlos Monteiro feliz em recebr este grande evento em Queimados
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Professor Luiz Carlos Monteiro, vibrou com a oportunidade de Queimados sediar um evento tão importante de uma modalidade olímpica: “Estamos muito próximos das Olimpíadas, onde o Rio será o anfitrião. Motivar os atletas e ajudar na divulgação do esporte é muito especial para nós. O Prefeito Max Lemos sempre nos apoiou muito, pois ele, assim como eu, acredita que a prática esportiva, muda a vida das pessoas para melhor”, disse Monteiro.
 Exemplos e um pouco da história do esporte
O sonho de muitos é chegar ao nível de grandes atletas como Diogo Silva, medalha de Ouro no PAN do Rio de Janeiro em 2007, e Márcio Wenceslau, que ganhou a medalha de prata na mesma competição. Diogo já disputou o Campeonato Carioca e hoje está filiado a Federação Paulista.
 O Taekwondo  foi adicionado ao programa olímpico oficial em 1993, integrando  a partir dos Jogos Olímpicos de 2000, em Sidney (Austrália). No Brasil, o primeiro Campeonato Brasileiro da modalidade ocorreu em 1973, em São Paulo. Em campeonatos de lutas, os atletas deste esporte devem utilizar equipamentos de proteção com o objetivo de não ocorrer ferimentos em função dos golpes. Os equipamentos  servem para proteger a cabeça, o tórax, região genital, pernas, braços e mãos. A vestimenta usada, geralmente na cor branca, chama-se dobok. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.