quarta-feira, 26 de março de 2014

Queimados: Cartilha ecológica e game educativo irão ensinar estudantes a cuidarem do Meio Ambiente

Fotos: Felipe Bragança
Felipe Carvalho - Rio. A preservação do meio ambiente contará com aliados importantes no município de Queimados: os estudantes da rede municipal de ensino, que irão receber ainda neste primeiro semestre de 2014 a cartilha de conscientização ambiental, que está sendo elaborada pela empresa Goveiart’s, Entretenimento e Arte, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Ambiente. O material contém a história em quadrinho do Reciclim, personagem infantil destinado com suas histórias, aventuras e games a conscientizar, educar e ensinar as crianças a cuidarem da natureza em todos os tópicos como: reciclagem, poluição: água, ar e solo, energia sustentável e aquecimento global.

A cartilha também vai ressaltar algumas atividades desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Ambiente, como o Licenciamento Ambiental, as ações de educação ambiental desenvolvidas nas escolas do município, através do projeto caminho das águas, explicação sobre a atuação da guarda ambiental e informações a respeito da estrutura ambiental da cidade.

O lançamento e distribuição da cartilha estão previstos para acontecerem no dia 17 de maio na Praça dos Eucaliptos, no centro. Este evento terá como objetivo fazer com que as crianças e seus responsáveis participem diretamente da coleta seletiva de lixo reciclável. As pessoas que levarem o lixo reciclável até o local do evento, poderão trocá-lo por cupons para concorrer a brinquedos. A atividade ainda vai contar com a realização de gincanas voltadas para a Educação Ambiental, palestra sobre sustentabilidade social e um animador com a fantasia do Reciclim.

O artista plástico e criador do Reciclim, João Goveia de Almeida, 43, comenta como será a estratégia para atrair o público para o lançamento da cartilha ecológica. “Visitaremos as escolas e colocaremos pontos de coleta seletiva para iniciar a troca por cupons. Colocaremos um ponto Reciclim, localizado no centro (local ainda será definido), e teremos o ponto de troca itinerante, que irá percorrer os Bairros mais distantes e além de toda mídia comum, iremos montar uma bicicleta som, com energia renovável, incentivando uma mídia menos poluente. Vamos investir para que possamos ver a diferença em algum tempo. Além da cartilha estamos produzindo um game que promete cair nas graças das crianças e adolescentes”, disse Gouveia.

Game educativo deverá ser lançado em Agosto

Para o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a cartilha ecológica e o game vão permitir que as crianças eduquem os pais na maneira mais simples, brincando. “Devemos aproveitar a tecnologia e todo o sistema de informação para que as crianças aprendam brincando e consequentemente comecem a divulgar a importância da preservação do meio ambiente, sendo verdadeiros guardiões da natureza, em pequenos gestos como não despejar óleo saturado na pia, lixo nos rios e nas ruas. Tudo pode ser transformado e por isso queremos realizar esta conscientização, para que as pessoas não olhem só para a cartilha e o game, mas também para a nossa mensagem e assim que a voz do reciclim seja ouvida”, destacou Dornellas.
 
O Game já está sendo desenvolvido por uma equipe de alunos formados na Seven Computação Gráfica e terão suas fases onde o Reciclim mudará de cores de acordo com sua missão, representando as principais cores da reciclagem. A previsão de lançamento é para o segundo semestre de 2014. De acordo com responsável pelo projeto Reciclim, Ronilson Ledra, 35, o game será instalado nos computadores das escolas municipais e será disponibilizado ainda um aplicativo para baixar nos celulares e demais computadores. “O jogo será em 3D mesclando com o Flash e a plataforma será parecida com a do Super Mário. Será dividido em fases onde o Reciclim mudará de cores de acordo com sua missão, representando as cores da reciclagem, azul para os papéis, amarelo para os vidros, vermelho para os plásticos e verde para os metais. Entre as passagens de fase terá uma fada madrinha, representando a mãe natureza, que virá a tela do dispositivo para dar ensinamentos da temática ambiental”, finalizou Ronilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.