sexta-feira, 21 de março de 2014

Obras de urbanização e canalização do Rio Camarim começam na próxima 3ª feira, 25, em Queimados

Foto: Divulgação
O Rio Camarim localizado no Bairro Fanchem, em Queimados, será canalizado e urbanizado. O governo do estado vai investir R$ 68,5 milhões, no âmbito do Programa Somando Forças, da Secretaria de Obras. As obras têm início na próxima terça-feira, 25. O anúncio foi feito pelo Prefeito Max Lemos, que ao lado do Vice-governador Luiz Fernando Pezão, realizou a assinatura do convênio com a prefeitura e o lançamento das obras, no Salão de Festa Elite.  As obras de urbanização consistem na implantação de serviços na rede de drenagem das ruas do entorno do rio, barragens em alguns pontos do canal, sistema de esgotamento sanitário com estação de tratamento de esgoto e elevatória, recuperação ambiental, iluminação pública, túnel para a passagem de água e criação de áreas de lazer: duas praças, pista de skate, quadra poliesportiva e ciclovia no entorno.

Serão canalizados 1,8 quilômetros de rio. Ao todo, serão construídas cinco pontes e três passarelas com o objetivo de facilitar o trânsito de pedestres e de veículos entre os bairros Fanchem e Paraíso. São elas nas ruas: Nilton, Santarém, Caiocó, Francisco Antônio Loredo e Avenida Luiggi Giobi. A obra deverá ser concluída em 12 meses. O Rio Camarim, que é uma das principais saídas da rede de esgoto de milhares de casas da cidade, deságua no Rio Queimados. A canalização consiste na limpeza dos trechos de erosão, colocação de muros de gabião e na concretagem da encosta do rio. O objetivo maior da canalização é evitar enchentes e transbordamentos.

Parceria pela transformação

De acordo com o Prefeito Max Lemos, o Governo do Estado será o responsável por financiar 95% da obra e o município entrará com a contrapartida de 5%. “Temos que dar honra a quem tem honra. Não posso deixar de ressaltar aqui que o Estado será nosso parceiro quase que na totalidade da obra. Já tinha sido assim na canalização do Rio Abel que está com 80% das obras concluídas. Aqui no Rio Camarim, além da canalização, urbanização, construção de 05 pontes, ciclovia, 02 praças e uma estação de tratamento de esgoto, esta obra resolverá em definitivo o problema das enchentes na região, especialmente da Porteira. Nossa parceria com o Governo do Estado está mudando Queimados para melhor”, disse Max, que ainda afirmou que será construído um túnel exclusivo para a passagem de água na região.

Foto: Elias Santos
Para o Vice-governador e Coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, o município de Queimados está colhendo frutos da grande parceria que tem com o Governo do Estado. “É uma obra fundamental, que vai valorizar muito os imóveis aqui. São parcerias como essa em Queimados que a gente faz com orgulho e alegria, colocando em prática o nosso slogan que é somando forças. Ainda tem muita coisa para acontecer como o lançamento da obra do Hospital, o término do prédio próprio da prefeitura e as obras de infraestrutura em muitos bairros da cidade. É uma série de conquistas para receber as pessoas que estão vindo para cá desfrutar desta empregabilidade que hoje tem Queimados. Em maior estaremos entregando a obra do Arco Metropolitano que vai mudar a vida de toda Baixada Fluminense”, anunciou Pezão.

Moradora aprova ciclovia e áreas de lazer

Ao lado do filho Felipe Matheus, 6, a comerciante Silvia de Souza, 38, gostou de saber da construção da ciclovia, que passará bem em frente a sua casa e das áreas de lazer que serão construídas com as obras de urbanização do Rio Camarim. Para ela, a ciclovia vai facilitar a vida dos moradores e diminuir o tempo para chegar aos outros bairros. “O trajeto também ficará mais seguro, já que não vamos precisar desviar de carros e motos. Com as áreas de lazer, meu filho vai poder brincar com segurança, na porta de casa. Mas o principal é a canalização deste rio, que é um sonho de consumo de todos nós moradores. Moro aqui há mais de 20 anos e pela primeira vez, em dezembro, tive minha casa alagada pelas chuvas e perdi vários móveis. Não vejo a hora de a obra começar”, contou Silvia.

Dados da obra:
·         Investimento: R$ 68,5 milhões
·         1.800 metros de canal pré-moldado
·         5 pontes
·         3 passarelas
·         2 praças
·         1 pista de skate
·         1 quadra poliesportiva
·         Ciclovia entorno do canal
·         Paisagismo
·         3.600 metros de rede de esgoto
·         1 estação de tratamento de esgoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.