quarta-feira, 5 de março de 2014

Queimados entra definitivamente no roteiro da folia de Momo

O molejo da banda Clareou, Styllo-X, Balacobaco, Raça Negra, Belo e Art Popular foram a mistura perfeita para o carnaval de Queimados continuar no roteiro da folia de Momo. Tradição, animação e muito samba no pé marcaram o último dia de carnaval na cidade de Queimados que recebeu cerca de 30 mil pessoas na Praça dos Eucaliptos para o show inédito do Grupo Art Popular com seu mais novo trabalho, o DVD Revolution. A nova composição do grupo está 99% mudada, mas a qualidade do trabalho continua o mesmo, quiçá ainda melhor. Com músicas inéditas e outras remixadas, o grupo levantou a plateia e foi considerado pelo público, o melhor show do carnaval. As bandas Alegria (abertura) e Conexão Bahia que tocou até às 4h da manhã fazendo a despedida dos foliões deram o retoque final no quesito animação.
O carnaval em Queimados este ano foi um grande encontro de criatividade. Com fantasias inusitadas e muito criativas, os foliões deram um show à parte e vieram de todo canto do País, inclusive do Exterior como a italiana Lucia Maisto que se revesou entre a passarela do samba e a Praça dos Eucaliptos e o médico cubano, Joe Larramendi, que atende na UBS do Bairro Belmonte, através do Programa "Mais Médicos", que também aproveitou o momento de folga para curtir a folia de Queimados. "Estou aqui há quatro meses e me adaptei muito bem a cidade. O carnaval é muito colorido e as pessoas são bem agradáveis", disse o médico. Mas quem marcou presença maciça mesmo foram os moradores da Baixada Fluminense.  Foi possível encontrar grupos gigantes de bate-bolas, Clovis, Gorilas e super-heróis na Praça.

Para o prefeito Max Lemos é mais um recorde para comemorar e planos para fazer. “Estou muito feliz em comemorar mais este recorde de melhor carnaval, título concedido pelos próprios foliões que marcam presença em Queimados. Você pode rodar a Baixada que não verá coisa igual. Com isto, fica a responsabilidade de fazer sempre melhor e estamos nos preparando para isso. Obrigado a todos que me ajudaram executar esse projeto. Nossa luta é continuar mudando a vida das pessoas, para melhor. Não podemos descansar. O tempo é curto. Queimados não pode esperar!”, observou o prefeito.
O Secretário de Cultura Antônio Almeida, também está bem feliz com o resultado do carnaval e promete novidades para a pasta. “Mesmo que eu não esteja mais na Secretaria de Cultura, esta pasta está no meu coração e como vereador vou sempre lutar para que tenhamos uma cultura cada vez mais valorizada. Antes do carnaval estive em Brasília atrás de recursos para que tenhamos nosso Centro de Exposição e possamos fazer eventos cada vez melhores porque o povo não quer só comida, quer diversão e arte também”, enfatizou Antônio.
Cinco toneladas de lixo foram retiradas por dia da Praça dos Eucaliptos
Após as curtições dos foliões no melhor carnaval da Baixada Fluminense, a turma da limpeza entrava em ação para deixar tudo novo para a noite seguinte. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos, foram retiradas cinco toneladas de lixo por dia. Cerca de 60 funcionários fizeram a limpeza e higienização de todo em torno da Praça dos Eucaliptos, local do evento. Cinco caminhões pipas com capacidade para 12 mil litros foram usados para a limpeza das ruas e banheiros químicos instalados. Segundo o Secretário Rogério Brandi, a limpeza é feita durante todo o dia: “Para termos uma festa linda, temos muito trabalho depois. Mas nossa missão é deixar tudo limpo para os todos se divertirem com segurança”, disse.

Blocos fizeram a festa dos foliões de Queimados
Foram 21 blocos desfilando em várias partes da cidade de Queimados durante este carnaval. Muitos concentraram e não saíram e outros foram em direção à Praça dos Eucaliptos para brincar com os shows principais como foi o caso dos Blocos Do Ganso, Gato Mole e Deixa Arder que também se apresentou com a rainha e a bateria no palco principal mostrando toda a sua tradição. A maioria contou com a ilustre presença da Corte Momesca da cidade que se desdobrou para cobrir todas as agendas, conta a rainha, Néia Bom bom. “Nossa, estou bem cansada neste carnaval de Queimados, nunca trabalhei tanto, nem deu para fazer outra coisa. Fomos a todos os blocos que nos convidaram. Estou bem feliz”, contou.


Evangelismo em pleno Carnaval
Carnaval é comumente conhecido pelas festas, samba, bebidas e brincadeiras, mas para alguns grupos evangélicos é uma época de levar a fé protestante aos foliões. Nos cinco dias de diversão em Queimados, na Baixada Fluminense, membros da Primeira Igreja Batista e da ADEQ (Assembleia de Deus em Queimados) realizaram diversas atividades para chamar atenção das pessoas para a fé. Ações como o “Abraço Grátis”, Teatro, Coreografia, música e orações foram oferecidas aos foliões, através do Projeto Resgatando Vidas. Segundo o pastor de evangelismo da denominação batista, João Francisco, cerca de 60 membros da igreja estiveram nos dias de festa e mais de 200 pessoas passaram pela tenda e receberam orações.

Segurança foi um destaque à parte
A famosa frase. “Sorria, você está sendo filmado”, transformou o carnaval de Queimados em um verdadeiro reality show. Os foliões foram filmados 24h por dia e acompanhados bem de pertinho pelo prefeito da cidade que movimentava do próprio celular, as câmeras Speed instaladas em todo o perímetro do evento. O bloco da segurança contou com mais de 200 homens entre policiais, seguranças particulares (inclusive dos artistas) e o pessoal de apoio. Bastava uma movimentação estranha para o bloco da Segurança entrar em ação e por a casa em ordem. A novidade foi lançada este ano pela Secretaria de Segurança, Transportes e Trânsito. Segundo o secretário, Capitão Elias José, a novidade será estendida a todas as festas da cidade. “Vamos trabalhar para manter este trabalho que nos ajudou muito a coibir a criminalidade”, enfatizou.  

A ação fez com que as famílias fossem para a Praça com seus filhos e brincassem com tranquilidade. Como foi o caso da família Bernardo, de Austin, que curtiu o show do Grupo Art Popular e Orquídea Freitas, 26, moradora do Bairro Belmonte, com os dois filhos: Jhasmim de Freitas, 4, que está fantasiada de Emília do Sítio do Pica-pau amarelo e Carlos Eduardo, 2, fantasiado de soldado da aeronáutica. "Viemos cedo para eles curtirem um pouco a folia da cidade. Eles gostam muito das marchinhas tradicionais e do parque também. Não dá para ficar para assistir ao show principal, mas as bandas locais estão de parabéns", disse Orquídea.

Reportagem: Dine Estela, Felipe Carvalho e Leandro Machado
Fotos: Luiz Ambrosio, Wall Araújo e Willian Wallace 
Assessoria de imprensa | PMQ
Secretário Carlos Albino
Subsecretário e coordenador de jornalismo Ailton Tinho 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.