quarta-feira, 12 de março de 2014

Queimados terá programação para comemorar o dia mundial da água

Abrindo a programação de comemoração ao Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal do Ambiente realiza no dia 18 de março, a partir das 09h da manhã no auditório da Universidade Estácio de Sá, campus Queimados (Rua Dr. Eloy Teixeira, nº 165 – 2º andar), o lançamento da cartilha de conscientização ambiental. São 22 mil unidades que serão distribuídas para os estudantes da rede municipal de ensino. Na cartilha, estarão expostas ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal do Ambiente, como o licenciamento ambiental, a guarda municipal e dicas ecológicas. O material conta com ilustrações autoexplicativas e linguagem simples com o objetivo de levar mensagens de preservação para o público.

Já no dia seguinte, 19 de março, com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação das águas, a Prefeitura em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) promoverá um seminário para discutir os desafios e perspectivas na gestão dos recursos hídricos da região. A atividade irá ser realizada a partir das 13h, no Centro Educacional Betel (Rua Professor Sampaio, 19 - Camorim) e contará com a participação de representantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o núcleo especial da Agenda 21, representantes do comitê guandu, além de autoridades e sociedade civil. Para participar das duas atividades, basta comparecer ao local no dia e preencher na hora uma ficha de inscrição, que é gratuita.

De acordo com o Secretário Municipal do Ambiente, Alex Dornellas, a programação tem por objetivo discutir os diversos temas relacionados a este importante bem natural, que é a água. “A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, O Prefeito Max Lemos sempre pede que façamos uma programação aqui na cidade para comemorar o dia mundial da água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema”, disse Dornellas.

Caminho das águas

As ações de alerta a importância da água não acontecem somente em datas comemorativas na cidade de Queimados. Durante todo o ano, o departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Ambiente realiza o projeto “Caminho das Águas”, que tem por objetivo mostrar a importância da conservação do meio ambiente, da biodiversidade e dos recursos hídricos da região através de palestras, oficinas e distribuição de folders explicativos em salas de aula. Após a aula teórica, os estudantes colocam o conhecimento adquirido em prática, visitando alguns rios do município, como o Guandu, responsável pelo abastecimento de água da Região Metropolitana.


O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. A cada ano, a data é destinada à discussão dos diversos temas relacionadas a este importante bem natural. Também nesta data, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.