terça-feira, 11 de março de 2014

Semana da Mulher da Terceira Idade de Queimados teve início nesta terça com palestra sobre prevenção contra acidentes domésticos

Quase 70 idosos participaram da palestra
 Programação que terá atividades de beleza vai até sexta-feira (14)

Ter cuidado ao subir e descer escadas, atentar a pisos escorregadios durante o banho, utilizar tapetes antiderrapantes, instalar barras de apoio no banheiro e praticar ginástica. Esses foram alguns dos assuntos abordados nesta terça-feira (11) durante a palestra de prevenção contra acidentes domésticos no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade – CELTI. A palestra, que faz parte da comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), foi realizada pela Secretaria Municipal da Terceira Idade e deu início à Semana da Mulher da Terceira Idade com atividades gratuitas. A programação vai até sexta-feira (14).

Com a presença de quase 70 idosos, a fisioterapeuta Kelly Lima deu dicas de como se prevenir contra acidentes dentro de casa, que ocorrem com freqüência entre os idosos. De acordo com a fisioterapeuta, 30% da população idosa brasileira tiveram ao menos uma queda por ano. A maioria dos casos de quedas acontece entre as mulheres. “É importante enfatizar que eles devem tomar cuidado dentro de casa. Falamos de ações simples que podem prevenir acidentes graves. Hoje, eles aprenderam que o banheiro é o cômodo da casa mais perigoso para quedas”, contou a palestrante Kelly Lima.

A palestra contou com a participação do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha” (foto à dir.), que falou sobre a importância de ter atenção ao se locomover dentro de casa principalmente durante a noite e da prática de exercícios físicos para ganhar mais equilíbrio. “Com pequenas mudanças dentro de casa podemos evitar acidentes. Colocar um tapete antiderrapante no banheiro, por exemplo, podem evitar acidentes graves. Muitas quedas acontecem sempre no banheiro e durante a noite, por isso, todo cuidado é necessário na locomoção em casa”, comentou Dequinha, que adiantou a chegada de mais 17 Academias da Terceira Idade (ATIs) – a cidade de Queimados possui três – até o final do ano e de aparelhos de ginástica para o CELTI.  

Atividades da Semana da Mulher

A programação de atividades continua nesta quarta-feira (12) com o Dia da Beleza, às 10h. No dia, as idosas vão ganhar um dia de beleza com direito a cortes de cabelo e dicas de maquiagem do professor do SENAC, Reginaldo Viera, e sua equipe. Já na quinta-feira (13) terá aula de capoeira para Terceira Idade e na sexta-feira (14), a Caminhada da MulherIdade, ambas às 8h. Todas as atividades serão realizadas no CELTI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.