segunda-feira, 31 de março de 2014

Queimados realizou sua primeira Conferência para discutir a saúde do trabalhador


Texto: Dine Estela
Fotos: Felipe Carvalho

Temas como: desenvolvimento socioeconômico, efetivação da política nacional de saúde, fortalecimento da participação no controle social e financiamento da política nacional de saúde do trabalhador, foram amplamente debatidos neste final de semana em Queimados durante a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora realizada pela Secretaria de Saúde de Queimados e o Sindicato dos  Trabalhadores em Transportes de Queimados e Japeri – STTMQJ. Com o tema: "Saúde do trabalhador e da trabalhadora, direito de todos e todas e dever do Estado”, a  conferência municipal propôs ações que serão levadas A etapa I - Macrorregional acontece de 1 de janeiro de 2014 até 31 de maio de 2014;  Etapa Estadual II  - até 30 de junho de 2014; e a III - Nacional de 10 a 13 de novembro de 2014.

A Secretária de Saúde de Queimados, Dr.ª Fátima Cristina, destacou a complexidade de se preparar uma conferência deste porte e sua importância para a sociedade. “Os resultados serão permanentes e muito importantes para a nossa cidade que cresce cada vez mais. Estamos no melhor momento com 23 empresas implantadas e 17 em implantação somente no Distrito Industrial e mais de quatro mil pessoas empregadas nos últimos cinco anos, tudo isso, graças a parceria com o Estado e ao trabalho árduo do prefeito Max Lemos”, observou a secretária.

Para além do debate, vem à importância de uma Lei que ampara o trabalho de vigilância de saúde do trabalhador, ressaltou Luiz Armando Arouca, membro do Programa de Saúde do Trabalhador de Queimados. “Temos hoje uma equipe multidisciplinar, com enfermeiros e técnicos formados pela Fiocruz e tudo isso, facilita o trabalho, graças a uma Lei sancionada pelo prefeito Max Lemos, e que nos ajuda bastante. Este é um legado muito importante para a cidade, porque a legislação nos ampara e nos dá poder de polícia para atuar na fiscalização”, enfatizou Arouca.

José Almeida, da Divisão de Saúde do trabalhador do Estado do Rio e do CEREST  - Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador Estadual, acredita que o evento é importante para realmente discutir a saúde do trabalhador dentro do SUS. “O trabalhador sempre acaba dentro do SUS e precisa de uma rede que o ampare de fato e de direito”, destacou.


A conferencista Maria da Penha tem grandes expectativas com a 1ª Conferência de Saúde da Trabalhador de Queimados e várias idéias para debater em Brasília. “Hoje o trabalhador paga muito para o SUS e não tem o retorno porque algumas doenças tem o valor diferenciado. Então precisamos aumentar este percentual para garantir a saúde plena do trabalhador. Essa é nossa missão em Brasília. Intensificar as notificações também é outra questão que precisa ser resolvida”, analisou a conferencista. Ainda participaram como palestrantes: Débora Lopes de Oliveira Coordenadora de CEREST Duque de Caxias, Lise de Barros Ferreira,  Coordenadora do CEREST Estadual e  Vilma Lima Rodrigues  - Sub Secretária do Fundo Municipal de Saúde do Trabalhador, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.