Texto: Dine Estela | fotos: Luiz Ambrosio
O 6º Festival de Teatro de Queimados, em sua última semana e um público de cerca de 10 mil expectadores até o momento, apresenta mais oito espetáculos gratuitos para todas as idades até sábado, 27. A quarta-feira, 24, começou com a história Yuri, um menino que vive no campo e com a ajuda de uma turma de extravagantes personagens tenta salvar a natureza.
SOS Terra foi apresentada às 9h. Às 15h foi a vez dos
Contos e Causos da Pedra do Sal levarem o público a discutir política regional, nacional e internacional, evidenciando a importância do Protagonismo afrodescendente na história do Brasil. O dia termina com a peça
Sob o signo de Vênus, um espetáculo teatral que culminou em diversas plataformas artísticas, cujo objetivo principal foi pensar, discutir e valorizar os aspectos sociais, políticos, artísticos e filosóficos da figura feminina no mundo. Todos apresentados no Teatro Municipal de Queimados.
A presença maciça dos estudantes é comemorada pelo secretário de cultura, Marcelo Lessa. “Fechamos uma parceria muito boa com a Secretaria Municipal de Educação e estamos conseguindo trazer os estudantes para dentro do teatro todos os dias. Essa formação cultural é de suma importância para o aprendizado dos nossos alunos. Aqui eles aprendem sobre tudo, se divertindo”, destacou Lessa. Também têm assistido aos espetáculos; crianças assistidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CREAS), Projeto Circo Baixada, idosos, além das escolas de outros municípios.
Know-how que Rejane dos Santos, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação do município de Japeri foi buscar no 6º Festival de Cultura de Queimados. “Achei todas a peças muito didáticas e divertidas, estou aqui adquirindo conhecimento para levar para a minha cidade. Assim fica muito mais fácil ensinar e aprender”, destacou.
Com casa cheia e visitantes de várias partes da Baixada, até mesmo os espetáculos infantis contaram com adultos bem empolgados. “Adorei todos os espetáculos que assisti inclusive os infantis. Estou aproveitando a minha licença médica para dar uma relaxada nos intervalos das consultas e sorrir um pouco”, contou a professora de história da Escola Municipal Leopoldo Machado, Edna Souza, moradora do Centro de Queimados.
|Últimos dias de Festival
Quinta - 25/09
Peça: Pingo e Gota – O amor através das águas
Pingo e Gota são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas ás suas famílias não se dão muito bem, S.r. Hidrogênio e Sra. Oxigênio vivem em constante desentendimento, Petrolino o Mensageiro do Reino das águas Cristalinas, tenta casar com Gota e destruir toda a água do planeta, Mas a Deusa H2O o desmascara e mostra a todos a importância da água para o ser humano.
Este espetáculo traz a mensagem de conscientização, numa didática bastante divertida.
Grupo: Fanfarra Produções
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
Quinta - 25/09
Peça: Construção
A peça se passa em um local e tempo não definidos, narra o cotidiano de pessoas da classe baixa, onde a luta pela sobrevivência traz conflitos no lar. Algumas dessas pessoas conseguem um emprego em uma construtora recém chegada no local. Surge uma esperança de dias melhores. Chico, personagem central, é o Carpinteiro que vive isolado em seu “mundo” com uma garrafa de bebida e ouve vozes. Porém Chico percebe que a mais valia é muito intensa dentro desse universo de trabalho, existe no local uma ditadura imposta, e Chico, trava uma luta contra essa ditadura. Chico descobre uma fraude, na tentativa de avisar aos colegas de trabalho é tido como louco e alcoólatra; é torturado e morto.
Grupo: Cia Atores da Fábrica
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
Sexta - 26/09
Peça: Zu e Mulato
Zuzu e Mulato são um casal de namorados do nordeste do Brasil.
Apaixonados e entregues, o casal protagoniza um texto leve e dinâmico que através da linguagem fala de amor, interpretação, casamento, sexo e gramática. Zu e Mulato – A Gramática do Amor nos leva ao universo imaginado dos apaixonados, trazendo o olhar romântico e desajeitado do amor calouro. O amor e o calor das personagens Zu e Mulato, diverte e encanta em uma verdadeira comédia romântica cordelista.
Grupo: Trupequin
Classificação: 12 anos
Horário: 9 e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
Sexta - 26/09
Peça: Novelas
Concentra, em 1 hora e meia de humor e música, reviravoltas e peripécias que caberiam nos 180 capítulos de uma épica telenovela brasileira.
A trama se desenvolve através de 15 temas musicais inesquecíveis de todas as décadas, cantados e tocados ao vivo. Com um olhar divertido sobre a essência de melodrama e folhetim que há em toda novela, o musical narra a saga de uma “Helena”, jovem acusada de matar o próprio pai. Injustiçada, foge para a Índia e volta, anos depois, para um acerto de contas
Grupo: As sadomasoquistas
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
Sábado - 27/09
Peça: Tremelicando
Um espetáculo de circo-teatro de rua estrelado pelos palhaços Currupita e Café Pequeno, que apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme-Treme e Corrupita. A figura tradicional do homem dos sete instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através dos atores.
Grupo: Oficina
Classificação: livre
Horário: 11h
Local: Entrada do condomínio do bairro Valdariosa (Local sem confirmação)
Sábado - 27/09
Peça: Lente de Aumento
Lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida que estão à nossa volta e que nunca tivemos oportunidade ou paciência para analisar. A identificação do público com as situações do dia-a-dia é a matéria prima para que Leandro Hassum cative o público e chegue ao seu produto final: Risadas!
Envolvente, carismático e com a sua reconhecida capacidade de improvisação, Leandro Hassum interage em vários momentos com a plateia convidando todos a refletir sobre como pode ser ilógico aquilo a que chamamos de cotidiano. Lente de Aumento dura aproximadamente 45 minutos. LENTE DE AUMENTO tem o formato de stand-up comedy, onde Leandro Hassum com uma mesa e um microfone são os ingredientes principais para levar o público ao riso.
Grupo: Leandro Hassum
Classificação: 16 anos
Horário: 19h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)