terça-feira, 16 de setembro de 2014

Copinha de judô transforma pais em torcedores fanáticos

Este foi um domingo diferente. Ao invés dos passeios para as praias, estádios, museus e shoppings, programas preferidos das famílias do Rio de Janeiro, centenas de pessoas foram ao município de Queimados, na Baixada Fluminense, para acompanhar a VI edição da Copinha de Judô. A competição foi realizada com a parceria entre a Federação de Judô do Rio de Janeiro (FJERJ) e a Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL). Cerca de 300 pequenos judocas, entre cinco e 11 anos, no tatame, fizeram uma grande competição. E nas arquibancadas do Ginásio Municipal Poliesportivo Metodista, os familiares dos atletas gritavam e torciam como verdadeiros fãs dos “judoquinhas”.
O Prefeito de Queimados, Max Lemos, participou da cerimônia de abertura e vibrou com a grandeza da competição e fez uma comparação com as primeiras edições: “Lembro-me bem há seis anos quando surgiu a copinha. Vejo agora a proporção do evento e digo que podemos chamar de “Copão”, afinal é um dos grandes eventos de judô da região e nos orgulhamos de sermos anfitriões deste grande desfile de futuros campeões. Agradeço ao grande secretário de esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro pelo brilhante trabalho”. Disse Max.
Outro empolgado com a grandeza do evento foi o presidente da FJERJ, Francisco Grosso. Em sua fala, ele ressaltou a importância do município de Queimados na modalidade e elogiou a atual gestão: “É inegável a contribuição desta cidade no judô carioca. Não posso falar em relação aos outros esportes, mas Queimados é o que mais investe na prática de Judô no Rio. Parabéns ao prefeito Max , ao Monteiro  e à toda equipe da SEMEL”. Disse o Presidente.

Um futuro campeão
A dona de casa Elisa Silva (52), saiu de Jardim América, Zona Norte do Rio, às 6h da manhã com o neto Wesley Vasques, de apenas oito anos. O destino era Queimados, mas o alvo estava além do resultado no tatame. Ela afirma que a intenção em colocar o menino nas aulas de judô, era o afastar das ruas e leva-lo à prática esportiva, porém os resultados surpreendentes do jovem judoca, já anima Dona Elisa. Na competição queimadense, Wesley foi medalha de ouro na modalidade Pré-Infantil: “Estou muito feliz com o desempenho dele. Ele é um dos melhores alunos do colégio e é elogiado frequentemente pelos professores. Quem sabe não está surgindo um grande campeão do judô?”. Disse empolgada.


Os irmãos medalha de ouro
Tatiane Nunes (30) e Wagner Reis (25) não escondiam a emoção em ver seus dois filhos no lugar mais alto do pódio. A família que mora no bairro Nova Cidade, em Queimados, tem os dois filhos nas aulas de Judô da Vila Olímpica local. Joana Victória  começou a praticar o esporte este ano e em sua primeira competição já conquistou o primeiro lugar. Após torcerem nas arquibancadas e não perderem um só momento através da câmera fotográfica, os pais lembram que, se dependesse deles, a menina estaria longe dos tatames: “Eu queria colocá-la na aula de balé, mas ela mesma decidiu pelo judô”, disse Tatiane. O irmão mais velho de Joana, Gabriel Nunes, de nove anos, também conquistou a medalha de ouro. No fim, a família pousou reunida para a foto e mostrou que o esporte proporciona momentos de grande alegria.
Texto: Leadro Machado
Fotos: William Wallace

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.