segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Na rua, no sol ou no teatro - Seguidores da cultura

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio e Dine Estela

Depois de um final de semana intenso de peças teatrais por todos os lados, o 6º Festival de Teatro de Queimados deu uma pausa na segunda e retoma suas atividades nesta terça, às 9h e 15h no Teatro Municipal (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Centro, Queimados) com a peça: Mitos Gregos para Crianças do grupo Talita LeoneliA história fala de três contos da Mitologia Grega, contados a partir dos deuses enquanto ainda eram crianças. A visão das experiências dos deuses em sua mais tenra infância aproxima as crianças das incríveis, poéticas e por vezes assustadoras histórias, que remontam desde as maravilhas divinas desses seres até seus mais humanos erros e fragilidades. Ainda há ingressos disponíveis na Secretaria Municipal de Cultura. Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697.
Ar condicionado, poltronas acolchoadas, que nada. Sentados no meio fio, no chão ou de pé, às 11h e debaixo de um sol escaldante com temperatura em torno dos 28º, assim os moradores do bairro Vila do Tinguá curtiram a primeira apresentação teatral deste sábado, a peça “A caminhos de Belém a Cidade que tudo Tem”.  No meio da multidão estava o Secretário Municipal de Urbanismo, André Biache e seus filhos Giovanna de 3 aninhos e Felipe de 11. “Amamos teatro, não poderia perder esta oportunidade por nada. Os espetáculos são de excelente qualidade. À noite também estaremos no Teatro,” destacou o Secretário.

Adriana Almeida estava de passagem e sua filha, Ágata Almeida, 4 aninhos à fez parar para assistir a peça. “Arrumamos um cantinho debaixo da árvore e curtimos muito a peça. Quando minha filha viu a bailarina dançando no meio da rua, ficou tão encantada que não tive como não parar. Algo muito diferente e que não poderíamos deixar de prestigiar. Estão todos de parabéns”, disse. Os organizadores tomaram o cuidado de oferecer água mineral também para o público presente.

Já a família Cazé não perde um espetáculo e já se tornou figurinha fácil nos festivais de Queimados. “Estamos em todos os festivais e já temos cadeira cativa no teatro”, brincou Gilberto Cazé, acompanhado de sua esposa Gleice, pais de Leoná e Ian. A família não faz por menos e também vai para às ruas assistir aos espetáculos. “Com a gente não tem tempo ruim, seja no sol ou na chuva estamos sempre prestigiando”, acrescentou a esposa Gleice.
O Secretário de cultura, Marcelo Lessa, já comemora um recorde de público em festivais. “Os festivais de teatro em Queimados começaram com uma média de púbico de 5 mil expectadores, número superado ainda na primeira semana. Fico muito feliz com esta formação de público para as artes cênicas. Nossa população sabe o que é bom, só precisava de oportunidade para curtir”, observou Lessa.







Noites de fofocas, plumas e paetês
A noite foi a vez de conhecer outra cidade: “Amorosa – Uma pequena cidade no coração do Brasil”, do grupo Fátima Café. Desta vez já no conforto do Teatro Municipal de Queimados, os espectadores acompanharam a narrativa de dois atores e trinta bonecos representando todos os habitantes da pequena cidade de Amorosa. Com personagens característicos como a prefeita da cidade, o dono do botequim da esquina, as fofoqueiras debruçadas nas janelas, as mocinhas namoradeiras, as meninas tímidas do colégio interno, o padre, a beata, o capitão e tantos outros. Eles criam o ambiente de interior e revelaram suas peculiaridades dando vida às marionetes.  





Para fechar o final de semana com chave de ouro e muitas risadas, a peça Gaiola das Loucas entrou em cena com todas as suas plumas e paetês, revelando os conflitos e curiosidades da coxia de um cabaré dos anos 60 e 70. A peça é desenvolvida em uma boate com apresentações de travestis. O clube é administrado por um casal homossexual que precisa se comportar como um casal hetero para os pais da noiva do filho, algo bem complicado e que arrancou muitas gargalhadas do público que aplaudiu a peça de pé a peça do grupo Silhueta Produções de Nilópolis.





Programação da semana de 16 a 21
Terça – 16/09
Peça: Mitos Gregos para crianças
Três contos da Mitologia Grega, contados a partir dos deuses enquanto ainda eram crianças. A visão das experiências dos deuses em sua mais tenra infância aproxima as crianças das incríveis, poéticas e por vezes assustadoras histórias, que remontam desde as maravilhas divinas desses seres até seus mais humanos erros e fragilidades.
Grupo: Talita Leoneli
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta – 17/09
Peça: O Encontramento do Brasil

O espetáculo conta a verdadeira historia do descobrimento do Brasil através de seus personagens. 
Com contração de historia e música ao vivo, o espetáculo é narrado de maneira lúdica e divertida.
Grupo: Cia Palco Literário
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta – 17/09
Peça: O Alienista
Simão Bacamarte é um médico conceituado, que resolve abrir em Itaguaí um hospício. Como ele é responsável por decidir quem é louco, acaba colocando dentro da Casa Verde, nome dado ao hospício, mais da metade da população de Itaguaí. 
O que é ser louco? Ate onde vai a normalidade? Ate Simão Bacamarte se questiona sobre isso, e este questionamento o leva a uma decisão surpreendente.
Grupo: Cia Palco Literário
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta – 18/09
Peça: A Festa no Céu
Com muita música e resgatando as cantigas de roda, a “Festa no Céu” conta a história de Sapo muito malandro que tenta de várias formas chegar a uma divertida festa onde só os animais que voam foram convidados.
Grupo: Cochicho na Coxia
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta – 18/09
Peça: Até que a tampa do vaso nos separe
Comédia sobre o relacionamento de um casal  hétero construída a partir de improvisações do tema: Vida a dois. O espetáculo narra de forma divertida situações limites que podem levar um casamento ao fracasso, num ritmo frenético como um grande game, onde espectadores interagem com os intérpretes.
Grupo: Cia Queimados Encena
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 19/09
Peça:  Geração On line
O trabalho é uma visão critica e bem humorada sobre a relação do adolescente contemporâneo com a internet. A relação do adolescente com a internet visando um olhar de dentro, do próprio jovem para a sua realidade. Um espetáculo vibrante, divertido, com forte identificação da plateia com os personagens e situações retratadas na trama, que aborda temas como relações humanas a distancia, perigos da internet, relação dos adolescentes com ídolos fabricados, bastidores do show bizz, conflitos de gerações e muito mais. A peça conta a historia de 4 amigas que se conheceram pela internet mas nunca se viram pessoalmente. Elas têm em comum a paixão pelo ídolo teen Bruno Bieber, e dai nasce uma forte amizade entre elas, que compartilham pela internet suas angustias, sonhos, frustrações e segredos. Quando o ídolo anuncia o seu primeiro show no Brasil, elas precisam sair do mundo virtual e enfrentarem diversas confusões para realizarem o desejo de verem o ídolo pessoalmente, e descobrirem se essa forte amizade surgida no mundo virtual sobrevive ao tal mundo real...
Grupo: NAEM
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 19/09
Peça: Lola, La Fabulosa
Lola, la Fabulosa é uma divertida comédia, que apresenta as desventuras de Lola, uma artista de cabaré que tenta realizar o seu show, no qual se misturam números de magia, dança e neo-burlesco, todos realizados com o máximo do empenho e, na maioria das vezes, o mínimo de sucesso. Isto porque, ainda que Lola seja uma bela mulher, que se pretende charmosa e sedutora, em poucos minutos de cena fica claro que ela está muito mais próxima dos paspalhos do que das grandes divas, deixando o público à vontade para rir das situações apresentadas. O espetáculo é construído a partir de um jogo direto e franco com a plateia, sempre acompanhado de muito glamour, plumas, paetês e trapalhadas.
Grupo: Ana Sawen
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 20/09
Peça: Batidas e Rimas
Grafite, Dança de Rua e rima.
A intenção é mostrar para a juventude as diversas maneiras de produzir arte, seja através da dança, da rima ou através de desenhos, utilizando a arte como ponto de aproximação com o jovem. O evento importante  não só para disseminar a cultura desse seguimento, mais principalmente para oferecer para os jovens mais uma alternativa de emprego e renda.
Grupo: TMJ Produções
Classificação: livre
Horário: 15h
Local: Praça Mauro Ferrão (antiga praça da Delegacia (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 20/09
Peça: Favela
Favela conta histórias de moradores comuns de uma comunidade. A senhora aposentada que passa o dia na janela observando a vida alheia; o pastor de uma igreja preocupado que sua única filha se misture com os outros  jovens da favela; o casal que vive brigando e fazendo as passes; a mãe solteira de vários filhos; o malandro mulherengo que não se entende com a mãe evangélica  e  ,protagonizando a história,  dois jovens primos que fazem escolhas diferentes na vida um entra para faculdade de engenharia e outro para o trafico da comunidade. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez? Onde elas te levaram? Quais escolhas que você fará?
Grupo: Prama Comunicações
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Domingo - 21/09
Peça: Deixa Clarear

O espetáculo passeia pelas varias fases da carreira e da vida de Clara Nunes com um repertório composto por grandes compositores, como: João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. A música presente atua como uma extensão da cena e as letras também constituem uma dramaturgia. “Deixa Clarear” visita de forma delicada a memória da Clara Nunes e do universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas.
Grupo: Clara Santhana
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.