quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Sentimento azul invade Queimados

Texto: Joyce Pessanha | Foto: Luiz Ambrósio

Funcionárias do Centro de Interpretação de Libras

Centro de Interpretação de Libras realiza ação de conscientização ao dia do surdo

Em alusão ao dia em que foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, conhecido hoje como Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), o dia 26 de setembro se tornou o dia da luta contra o preconceito e pela igualdade de direitos denominada como “sentimento azul”. Para comemorar este dia, o Centro de Interpretação de Libras, o CIL, está convocando todas as pessoas a usarem uma fita azul na próxima sexta para lembrar a luta e incentivar as políticas públicas voltadas para os deficientes auditivos. O CIL já distribuiu a fita para mais de 800 pessoas em diversos municípios da Baixada e realizará uma comemoração na sua sede, na Rua Otília, nº 1495, próximo ao Fórum municipal, a partis das 14h desta sexta (26). 

Estar usando azul neste dia remete à todos estarem com algo que os torna iguais, no mesmo patamar de uniformidade, representando assim a luta dos surdos de tornarem a sua linguagem e cultura como uma prática reconhecida e não uma exceção. O dia do surdo é comemorado mundialmente no dia 30 de setembro e nacionalmente no dia 26, que remete ao dia em que no Brasil foi inaugurado uma escola especifica para surdos que existe até os dias atuais como o INES que oferece ensino básico e fundamental de qualidade para os surdos.

Para a coordenadora da Pessoa com Deficiência de Queimados, Sirlene Marquiori, o trabalho do público no município vem crescendo cada vez mais. “O surdo e todas as pessoas com deficiência tem em Queimados programas e serviços específicos na Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania como encaminhamento de empregos para vagas específicas para pessoas com deficiência, habilitação gratuita, cadastro para o minha casa, minha vida e passe livre para o transporte municipal, intermunicipal e interestadual. Nosso principal objetivo é avançar na luta do público surdo de levar a sua linguagem, a linguagem de sinais, a ser ensinada nas escolas e nos espaços públicos para que o deficiente auditivo possa ter liberdade e acesso a qualquer espaço e no nosso município, estamos trabalhando para que esse objetivo esteja próximo de se realizar”, destacou.

O secretário de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania de Queimados, José Ribamar Dadinho, o município cresce estruturalmente e na garantia dos direitos humanos. “Queimados é a terceira cidade do Brasil a receber o CIL e a primeira do Estado para atender aos mais de 50 mil surdos que residem em toda a região metropolitana. Estamos recebendo equipamentos do estado e nos tornando uma cidade que atende à mulher que sofre violência doméstica com o CIAM, vamos inaugurar um centro que atenderá ao público LGBT e uma casa de passagem para o atendimento da pessoa com deficiência, além dos serviços que já estão funcionando na nossa secretaria, isso demonstra uma cidade comprometida em crescer fisicamente e no empoderamento dos diretos humanos para os cidadãos”, concluiu.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.