segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Ebulição cultural em Queimados

Final de semana agitado com apresentações culturais todos os dias

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio

O 6º Festival de Teatro de Queimados agitou a cidade neste final de semana. Já na sexta-feira (19), o início foi com o charme e irreverência de do espetáculo “Lola, Lá Fabulosa”. Logo após, foi a vez da dança de rua, com direito a batalhas de MC’s, disputa de Hip Hop e grafitagem, na Praça Armando Ferrão, oferecidas pelo projeto “Batidas e Rimas”. No domingo, uma homenagem a Clara Nunes, um dos ícones da musica popular brasileira, emocionou o público presente no Teatro Municipal. O musical “Favela”, da Prama Comunicação, lotou o Ginásio Municipal no sábado com mais de 3.500 mil pessoas, sendo o espetáculo com maior público do festival até o momento. O evento entra na sua última semana, sendo considerado pelos críticos da área como o maior evento cultural da Baixada Fluminense.

Segundo o secretário de cultura, Marcelo Lessa, este tem sido um evento muito bem frequentado, não somente pelos moradores da cidade, mas de toda a região. “Estamos recebendo pessoas de várias partes do Estado, o que nos deixa muito felizes. Todos os espetáculos tiveram lotação esgota, demonstrando que o público tem tempo para se divertir, só falta oportunidade”, destacou Lessa.
A última semana de festival começa nesta terça, 23, às 9h e 15h com a peça “O mestre da imaginação” do grupo O sopro do ator, no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu). O texto fala da divertida história de um jovem mestre de magia que, por acordar atrasado e perder a sua aula inaugural, invade as pressas o famoso Laboratório dos Professores do Saber. E, uma vez lá, ele descobre que todos desapareceram. A partir de então ele precisa descobrir o que aconteceu com a Professora Alegria, com a professora Histórias das Memórias, com o professor Tabuada e com op Prudêncio, o Mestre dos Mestres. Sendo assim, ele se vê obrigado a subir no Tapete Busão Voador e recuperar o que nunca poderia ser perdido: os sonhos infantis.

Programação da semana
Quarta - 24/09
Peça: S.O.S Terra
Yuri é um menino que vive no campo.
Um dia ele se depara com uma turma de destruidores da natureza, que pretende acabar com a floresta para a construção de uma fábrica de pesticidas, que poluirá todo o meio ambiente, incluindo os rios próximos. Esta turma de extravagantes personagens inclui um caçador, um lenhador, um fiscal e um empresário. Com a ajuda involuntária de vários animais da floresta, o menino acaba sem querer, ao menos provisoriamente, impedindo que o plano dos vilões seja levado adiante. Convidado por seu tio, o Professor Palhares, para conhecer seu laboratório, Yuri parte para a cidade. O seu tio lhe apresenta então uma série de invenções com o objetivo de preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas a fazerem o mesmo. Dentre estas invenções, podemos destacar o Robô, que ensina várias coisas ao menino. O espetáculo tenta conscientizar as pessoas de que o Planeta Terra precisa ser salvo. E isso só é possível com a ajuda e o envolvimento de todos, através de pequenos gestos no nosso dia a dia, numa mudança de hábito coletiva em que todas às pessoas trabalhem em prol de um mundo melhor.
Grupo: Robson Colonni
Classificação: livre
Horário: 9h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta - 24/09
Peça: Contos e Causos da Pedra do Sal
Um Policial chamado Bispo, com serviços prestados até mesmo a Presidência da República, leva-nos a descobrir uma teia de informações que se articula a partir do espaço HISTÓRICO da Pedra do Sal, com desdobramentos na política regional, nacional e internacional,  evidenciando a importância do Protagonismo afrodescendente na história do Brasil. Uma mistura de teatro, percussão artística e história inspirada da estética e dinâmica Griot, para contar histórias (verdadeiras e ficção), que partem da Pedra do Sal, com ponto geopolíticosocial, deixando ramificações na Baixada Fluminense que remontam essa herança do negro na história do Brasil, contribuindo para a construção e fortaleciomento da auto estima, além de resgatar fatos e lugares no Rio de Janeiro onde se cosolidou a presença da comunidade afro brasileira, no séulo XIX.
Grupo: Macedo Griôt
Classificação: 16 anos
Horário: 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta - 24/09
Peça: Sob o signo de Vênus
Sob o Signo de Vênus é um espetáculo teatral que culmina em diversas plataformas artísticas, cujo objetivo principal é pensar, discutir e valorizar os aspectos sociais, políticos, artísticos e filosóficos da figura feminina no mundo. O espetáculo é oriundo de uma pesquisa cênica com referências femininas do universo dramatúrgico mundial: De Antígona a Senhora Carrar. Figuras históricas como Pagu, Frida, Safo, entre outras. Poetisas e escritoras que vão de Simone de Beauvoir a Renata Pallottini. Mulheres de grande renome nacional e internacional, mas também mulheres desconhecidas, simples e aparentemente banais.
Grupo: Serragem – Investigação Cênica
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta - 25/09
Peça: Pingo e Gota – O amor através das águas
Pingo e Gota são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas ás suas famílias não se dão muito bem, S.r. Hidrogênio e Sra. Oxigênio vivem em constante desentendimento,  Petrolino o Mensageiro do Reino das águas Cristalinas, tenta casar com Gota e destruir toda a água do planeta, Mas a Deusa H2O o desmascara e mostra a todos a importância da água para o ser humano. Este espetáculo traz a mensagem de conscientização, numa didática bastante divertida.
Grupo: Fanfarra Produções
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta - 25/09
Peça: Construção
A peça se passa em um local e tempo não definidos, narra o cotidiano de pessoas da classe baixa, onde a luta pela sobrevivência traz conflitos no lar. Algumas dessas pessoas conseguem um emprego em uma construtora recém chegada no local. Surge uma esperança de dias melhores. Chico, personagem central, é o Carpinteiro que vive isolado em seu “mundo” com uma garrafa de bebida e ouve vozes. Porém Chico percebe que a mais valia é muito intensa dentro desse universo de trabalho, existe no local uma ditadura imposta, e Chico, trava uma luta contra essa ditadura. Chico descobre uma fraude, na tentativa de avisar aos colegas de trabalho é tido como louco e alcoólatra; é torturado e morto.
Grupo: Cia Atores da Fábrica
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Zu e Mulato
Zuzu e Mulato são um casal de namorados do nordeste do Brasil. Apaixonados e entregues, o casal protagoniza um texto leve e dinâmico que através da linguagem fala de amor, interpretação, casamento, sexo e gramática. Zu e Mulato – A Gramática do Amor nos leva ao universo imaginado dos apaixonados, trazendo o olhar romântico e desajeitado do amor calouro. O amor e o calor das personagens Zu e Mulato, diverte e encanta em uma verdadeira comédia romântica cordelista.
Grupo: Trupequin
Classificação: 12 anos
Horário: 9 e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Novelas
Concentra, em 1 hora e meia de humor e música, reviravoltas e peripécias que caberiam nos 180 capítulos de uma épica telenovela brasileira. A trama se desenvolve através de 15 temas musicais inesquecíveis de todas as décadas, cantados e tocados ao vivo. Com um olhar divertido sobre a essência de melodrama e folhetim que há em toda novela, o musical narra a saga de uma “Helena”, jovem acusada de matar o próprio pai. Injustiçada, foge para a Índia e volta, anos depois, para um acerto de contas
Grupo: As sadomasoquistas
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 27/09
Peça: Tremelicando
Um espetáculo de circo-teatro de rua estrelado pelos palhaços Currupita e Café Pequeno, que apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme-Treme e Corrupita. A figura tradicional do homem dos sete instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através dos atores.
Grupo: Oficina
Classificação: livre
Horário: 11h
Local: Entrada do condomínio do bairro Valdariosa (Local sem confirmação)

Sábado - 27/09
Peça: Lente de Aumento
Lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida que estão à nossa volta e que nunca tivemos oportunidade ou paciência para analisar. A identificação do público com as situações do dia-a-dia é a matéria prima para que Leandro Hassum cative o público e chegue ao seu produto final: Risadas!
Envolvente, carismático e com a sua reconhecida capacidade de improvisação, Leandro Hassum interage em vários momentos com a plateia convidando todos a refletir sobre como pode ser ilógico aquilo a que chamamos de cotidiano. Lente de Aumento dura aproximadamente 45 minutos. LENTE DE AUMENTO tem o formato de stand-up comedy, onde Leandro Hassum com uma mesa e um microfone são os ingredientes principais para levar o público ao riso.
Grupo: Leandro Hassum
Classificação: livre
Horário: 19h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778-7503/
Secretário; Ailton Tinho 9 6415-7091

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.