quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Queimados implanta função de cuidadores nas escolas

A Escola Primeira Igreja Batista recebeu o auxílio que atende aos alunos unitariamente. Na foto o professor do 5º ano Diogo Coutinho com a cuidadora Lucinéia Gomes que cuida de um aluno com autismo

Os profissionais atuam atendendo alunos com necessidades especiais

Nas salas de aula da rede pública municipal de Queimados, encontramos alunos extremamente ávidos por conhecimentos. São crianças que convivem nestes espaços trocando experiências, saberes, e diferenças. Nas classes regulares das unidades de ensino municipal estão matriculadas crianças que além da diversidade social e cultural apresentada, possuem necessidades especiais. Crianças que precisam ser cuidadas de maneira diferenciada para que possam, em condições de igualdade, desenvolver suas capacidades integralmente. Neste sentido, foram contratados a partir de um edital aberto a ampla concorrência profissionais específicos para cuidar destes dos alunos com necessidades especiais, acompanhando-os durante as atividades curriculares, procurando favorecer o aprendizado.

Atendendo inicialmente 20 das 29 escolas municipais, a contratação de cuidadores de alunos com necessidades especiais se fundamenta no fomento ao respeito, integração, sociabilização e aprendizagem de todos. A política pública municipal procura, através desta ação inclusiva, oportunizar aos alunos com necessidades especiais, condições diferenciadas de desenvolvimento no processo educativo.

Estes profissionais estão alocados nas escolas municipais Alan Kardec, Anna Maria dos Santos Perobelli, Alberto Pirro, Cledon Cavalcante, Profa. Diva Teixeira Martins, Francisco Manoel Brandão, Primeira Igreja Batista, Joaquim de Freitas, Leopoldo Machado, Profa. Maria Corágio Pereira Xanchão, Metodista, Monteiro Lobato, Nelson Carneiro, Oscar Weinschenck, Santo Expedito, Scintilla Exel, Tiradentes, Gilvanei Pereira da Fonseca e Carlos Pereira Neto.

A aluna com Síndrome de Down, Ilana Gomes, do 1º ano da Escola Primeira Igreja Batista agora tem o auxílio de ter uma cuidadora só para ela. Na foto Ana Marta atende especificamente a aluna a realizar as atividades escolares
Segundo a secretária de Educação, Miriam Motta, as diretrizes da educação nacional ressaltam que deve haver, quando necessário, serviços de apoio, nas classes regulares para atender às peculiaridades da clientela de educação especial (LDB 9394/96, art. 58 , § 1º).  "Por isso, preparamos um edital de contratação para profissionais que pudessem melhor atender nossos alunos. Acreditamos que, desta forma, com o auxilio dos cuidadores, eles podem ser melhores assistidos em suas necessidades, possibilitando maior sucesso no processo educacional de todos os alunos. Assim, conseguimos também alcançar o objetivo traçado pelo governo do prefeito Max Lemos que é o de cuidar da melhor maneira possível das pessoas, especialmente de nossas crianças com necessidades especiais”, comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.