sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio


“Festa no Céu” do grupo Cochicho na Coxia contou com várias presenças ilustres como a primeira dama de Queimados, Ana Paula, seus trigêmeos e até o prefeito Max Lemos. A secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina também deu boas gargalhadas com a bicharada do grupo Cochicho na Coxia, que apresentou a peça “Festa no Céu” no 6º Festival de Teatro de Queimados nesta quinta, 18, no Teatro Municipal de Queimados. Ainda nesta quarta, também sobrou um tempinho para o público adulto se divertir com as agruras de um casamento. De forma bem humorada, a peça “Até que a tampa do vaso nos separe” fechou as apresentações do dia com chave de ouro. O Festival vai até o dia 27 de setembro com uma média de três espetáculos diários, totalizando 43 apresentações, todas gratuitas. Ingressos disponíveis na Secretaria de Cultura (Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima e na Secretaria de Educação, Rua Hortência, 06, junto à Praça dos Eucaliptos.
O prefeito Max Lemos, comemora o sucesso do evento que já está sendo considerado pelos profissionais da área como um dos maiores do Estado do Rio. “Fico muito feliz em conseguir ampliar o festival a cada ano. Começamos com uma semana de espetáculos e hoje são 20 dias de peças. Cada peça sensacional e no último dia teremos o Leandro Rassun para fechar com chave de ouro nosso festival. Cultura faz bem demais para o interior das pessoas e a gente fica muito feliz com isso”, enfatizou o prefeito.

O secretário de cultura, Marcelo Lessa, lembra que mesmo as pessoas que não conseguirem ingresso devem comparecer ao teatro para encaixe, “Estamos disponibilizando lugares extras para atender o maior número possível de pessoas. Nosso teatro é igual coração de mãe. Sempre cabe mais um”, contou Lessa. Vale ressaltar que esta facilidade só vale até sexta-feira, 26/09.

Fernanda Aparecida Barbosa seguiu o conselho do secretário e se deu bem. Além dela, ainda levou mais quatro crianças e conseguiu lugar para todos. “Estou muito feliz. Cheguei uns 15 minutinhos antes e o secretário conseguiu encaixar a todos para esta peça infantil. Gostamos muito e voltaremos em todas, desta vez com nossos ingressos antecipados”, contou Fernanda que mora no bairro Fanchen.  

Programação do final de semana

Sábado - 20/09
Sábado - 20/09
Peça: Batidas e Rimas
Grafite, Dança de Rua e rima.
A intenção é mostrar para a juventude as diversas maneiras de produzir arte, seja através da dança, da rima ou através de desenhos, utilizando a arte como ponto de aproximação com o jovem. O evento importante  não só para disseminar a cultura desse seguimento, mais principalmente para oferecer para os jovens mais uma alternativa de emprego e renda.
Grupo: TMJ Produções
Classificação: livre
Horário: 15h
Local: Praça Mauro Ferrão (antiga praça da Delegacia (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 20/09
Peça: Favela
Favela conta histórias de moradores comuns de uma comunidade. A senhora aposentada que passa o dia na janela observando a vida alheia; o pastor de uma igreja preocupado que sua única filha se misture com os outros  jovens da favela; o casal que vive brigando e fazendo as passes; a mãe solteira de vários filhos; o malandro mulherengo que não se entende com a mãe evangélica  e  ,protagonizando a história,  dois jovens primos que fazem escolhas diferentes na vida um entra para faculdade de engenharia e outro para o trafico da comunidade. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez? Onde elas te levaram? Quais escolhas que você fará?
Grupo: Prama Comunicações
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Domingo - 21/09
Peça: Deixa Clarear
O espetáculo passeia pelas varias fases da carreira e da vida de Clara Nunes com um repertório composto por grandes compositores, como: João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. A música presente atua como uma extensão da cena e as letras também constituem uma dramaturgia. “Deixa Clarear” visita de forma delicada a memória da Clara Nunes e do universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas.
Grupo: Clara Santhana
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Terça - 23/09
Peça: O Mestre da Imaginação
O texto nos fala da divertida história de um jovem mestre de magia que, por acordar atrasado e perder a sua aula inaugural, invade as pressas o famoso Laboratório dos Professores do Saber. E, uma vez lá, ele descobre que todos desapareceram. A partir de então ele precisa descobrir o que aconteceu com a Professora Alegria, Com a Professora Histórias das Memórias, com o Professor Tabuada e com o Professor Prudêncio, o mestre dos Mestres. Ao perceber um bilhete próximo a Janela das Respostas e encontrar a Varinha da Poder, o jovem aprendiz descobre que a Máquina de Magia do Mundo, aquela que produz as invisíveis Bolinhas de Criatividade, foi roubada. Sendo assim, ele se vê obrigado a subir no Tapete Busão Voador e recuperar o que nunca poderia ser perdido: os sonhos infantis. A sua busca é embasada pela alegria e pelo conhecimento. Uma divertida aventura de tirar o folego!
Grupo: O sopro do ator
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)


Quarta - 24/09
Peça: S.O.S Terra
Yuri é um menino que vive no campo.
Um dia ele se depara com uma turma de destruidores da natureza, que pretende acabar com a floresta para a construção de uma fábrica de pesticidas, que poluirá todo o meio ambiente, incluindo os rios próximos.
Esta turma de extravagantes personagens inclui um caçador, um lenhador, um fiscal e um empresário.
Com a ajuda involuntária de vários animais da floresta, o menino acaba sem querer, ao menos provisoriamente, impedindo que o plano dos vilões seja levado adiante.
Convidado por seu tio, o Professor Palhares, para conhecer seu laboratório, Yuri parte para a cidade. O seu tio lhe apresenta então uma série de invenções com o objetivo de preservar o meio ambiente e conscientizar as pessoas a fazerem o mesmo. Dentre estas invenções, podemos destacar o Robô, que ensina várias coisas ao menino.
O espetáculo tenta conscientizar as pessoas de que o Planeta Terra precisa ser salvo.
E isso só é possível com a ajuda e o envolvimento de todos, através de pequenos gestos no nosso dia a dia, numa mudança de hábito coletiva em que todas às pessoas trabalhem em prol de um mundo melhor.
Grupo: Robson Colonni
Classificação: livre
Horário: 9h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta - 24/09
Peça: Contos e Causos da Pedra do Sal
Um Policial chamado Bispo, com serviços prestados até mesmo a Presidência da República, leva-nos a descobrir uma teia de informações que se articula a partir do espaço HISTÓRICO da Pedra do Sal, com desdobramentos na política regional, nacional e internacional,  evidenciando a importância do Protagonismo afrodescendente na história do Brasil.
Uma mistura de teatro, percussão artística e história inspirada da estética e dinâmica Griot, para contar histórias (verdadeiras e ficção), que partem da Pedra do Sal, com ponto geopolíticosocial, deixando ramificações na Baixada Fluminense que remontam essa herança do negro na história do Brasil, contribuindo para a construção e fortaleciomento da auto estima, além de resgatar fatos e lugares no Rio de Janeiro onde se cosolidou a presença da comunidade afro brasileira, no séulo XIX.
Grupo: Macedo Griôt
Classificação: 16 anos
Horário: 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quarta - 24/09
Peça: Sob o signo de Vênus
Sob o Signo de Vênus é um espetáculo teatral que culmina em diversas plataformas artísticas, cujo objetivo principal é pensar, discutir e valorizar os aspectos sociais, políticos, artísticos e filosóficos da figura feminina no mundo. O espetáculo é oriundo de uma pesquisa cênica com referências femininas do universo dramatúrgico mundial: De Antígona a Senhora Carrar. Figuras históricas como Pagu, Frida, Safo, entre outras. Poetisas e escritoras que vão de Simone de Beauvoir a Renata Pallottini. Mulheres de grande renome nacional e internacional, mas também mulheres desconhecidas, simples e aparentemente banais.
Grupo: Serragem – Investigação Cênica
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta - 25/09
Peça: Pingo e Gota – O amor através das águas
Pingo e Gota são perdidamente apaixonados um pelo outro, mas ás suas famílias não se dão muito bem, S.r. Hidrogênio e Sra. Oxigênio vivem em constante desentendimento,  Petrolino o Mensageiro do Reino das águas Cristalinas, tenta casar com Gota e destruir toda a água do planeta, Mas a Deusa H2O o desmascara e mostra a todos a importância da água para o ser humano.
Este espetáculo traz a mensagem de conscientização, numa didática bastante divertida.
Grupo: Fanfarra Produções
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta - 25/09
Peça: Construção
A peça se passa em um local e tempo não definidos, narra o cotidiano de pessoas da classe baixa, onde a luta pela sobrevivência traz conflitos no lar. Algumas dessas pessoas conseguem um emprego em uma construtora recém chegada no local. Surge uma esperança de dias melhores. Chico, personagem central, é o Carpinteiro que vive isolado em seu “mundo” com uma garrafa de bebida e ouve vozes. Porém Chico percebe que a mais valia é muito intensa dentro desse universo de trabalho, existe no local uma ditadura imposta, e Chico, trava uma luta contra essa ditadura. Chico descobre uma fraude, na tentativa de avisar aos colegas de trabalho é tido como louco e alcoólatra; é torturado e morto.
Grupo: Cia Atores da Fábrica
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Zu e Mulato
Zuzu e Mulato são um casal de namorados do nordeste do Brasil.
Apaixonados e entregues, o casal protagoniza um texto leve e dinâmico que através da linguagem fala de amor, interpretação, casamento, sexo e gramática.
Zu e Mulato – A Gramática do Amor nos leva ao universo imaginado dos apaixonados, trazendo o olhar romântico e desajeitado do amor calouro.
O amor e o calor das personagens Zu e Mulato, diverte e encanta em uma verdadeira comédia romântica cordelista.
Grupo: Trupequin
Classificação: 12 anos
Horário: 9 e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 26/09
Peça: Novelas
Concentra, em 1 hora e meia de humor e música, reviravoltas e peripécias que caberiam nos 180 capítulos de uma épica telenovela brasileira.
A trama se desenvolve através de 15 temas musicais inesquecíveis de todas as décadas, cantados e tocados ao vivo.
Com um olhar divertido sobre a essência de melodrama e folhetim que há em toda novela, o musical narra a saga de uma “Helena”, jovem acusada de matar o próprio pai.
Injustiçada, foge para a Índia e volta, anos depois, para um acerto de contas
Grupo: As sadomasoquistas
Classificação: 12 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 27/09
Peça: Tremelicando
Um espetáculo de circo-teatro de rua estrelado pelos palhaços Currupita e Café Pequeno, que apresentam um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados, resgatados através de uma pesquisa sobre a vida e obra dos palhaços Treme-Treme e Corrupita. A figura tradicional do homem dos sete instrumentos, artista que toca vários instrumentos simultaneamente, é trazida ao picadeiro através dos atores.
Grupo: Oficina
Classificação: livre
Horário: 11h
Local: Entrada do condomínio do bairro Valdariosa (Local sem confirmação)

Sábado - 27/09
Peça: Lente de Aumento
Lança um olhar curioso sobre as pequenas coisas da vida que estão à nossa volta e que nunca tivemos oportunidade ou paciência para analisar. A identificação do público com as situações do dia-a-dia é a matéria prima para que Leandro Hassum cative o público e chegue ao seu produto final: Risadas!
Envolvente, carismático e com a sua reconhecida capacidade de improvisação, Leandro Hassum interage em vários momentos com a plateia convidando todos a refletir sobre como pode ser ilógico aquilo a que chamamos de cotidiano.
Lente de Aumento dura aproximadamente 45 minutos.
LENTE DE AUMENTO tem o formato de stand-up comedy, onde Leandro Hassum com uma mesa e um microfone são os ingredientes principais para levar o público ao riso.
Grupo: Leandro Hassum
Classificação: livre
Horário: 19h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)
texto: Dine Estela
Fotos: Luiz Ambrosio
Assessoria de imprensa | PMQ
2665-1269/3778-7503/
Secretário; Ailton Tinho 9 6415-7091

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.