terça-feira, 16 de setembro de 2014

Metade da população de Itaguaí vai parar no hospício

Peça que será apresentada nesta quarta brinca com os moradores do município

Texto: Dine Estela | Fotos: Luiz Ambrosio

Nesta quarta, 17, o 6º Festival de Teatro Municipal de Queimados apresenta às 9h e 15h no Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu o espetáculo “O Encontramento do Brasil”, da Cia Palco Literário que fala da verdadeira historia do descobrimento do Brasil com contação de historia e música ao vivo. O espetáculo é narrado de maneira lúdica e divertida. Classificação Livre.  

Ainda nesta quarta, Às 20h no mesmo local tem a peça “O Alienista”, da Cia Palco Literário. Na peça Simão Bacamarte é um médico conceituado, que resolve abrir em Itaguaí um hospício. Como ele é responsável por decidir quem é louco, acaba colocando dentro da Casa Verde, nome dado ao hospício, mais da metade da população de Itaguaí. O que é ser louco? Ate onde vai a normalidade? Até Simão Bacamarte se questiona sobre isso, e este questionamento o leva a uma decisão surpreendente. Classificação livre. Ingressos disponíveis na Secretaria Municipal de Cultura. Rua Hernani, 372, bairro N.ª S.ª Fátima. Telefone: 3770-3697. 
Segundo a subsecretária de cultura, Michele Langer, mesmo quem não conseguiu ingresso, para estas peças, devem comparecer ao teatro mesmo assim. “Estamos aumentando o número de cadeiras para atender ao público extra”, disse Michele. Para as pessoas que assistem as peças que acontecem nas praças públicas, a orientação do Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Lessa é que se protejam com protetor solar e procurem uma sombra. “Neste calor de setembro é bom proteger as crianças do sol e levar sempre água para amenizar o calor”, destacou.

Contação de história atrai crianças de várias idades

6º Festival de Teatro de Queimados promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, recomeçou nesta terça, 16/09, depois de uma breve pausa de 24h, com uma contação de história do grupo Talita Leoneli no Teatro Municipal às 9h para mais de 200 crianças da rede pública de ensino da região. O evento irá até o dia 27/09 com mais de 40 apresentações em praças, ginásio e teatro municipal, todas gratuitas. A peça “Mitos Gregos Para Crianças” fez duas apresentações no teatro municipal.

Na plateia, alguns aficionados por teatro que seguem as apresentações há vários anos, mas também muitas crianças que foram apresentas a este mundo encantado pela primeira vez, como foi o caso da turminha de pré-alfabetização da Escola Municipal Paulo Freira do bairro Vila Americana e as filhas de Daniela Coelho; Manuela, 4 e Anely Coelho, 6 aninhos. “Moro aqui pertinho e não poderia deixar de trazer as crianças para curtir o trabalho deste grupo. Elas adoraram e já pediram para voltar, fico muito feliz em poder proporcionar este lazer aos meus filhos. A prefeitura está de parabéns. Queremos sempre isso”, disse Daniela.

Quem também vai dar uma passadinha pelo 6º Festival de Teatro de Queimados esta semana é a primeira dama, Ana Paula, que pretende levar os trigêmeos para curtir alguns espetáculos infantis. “Esta semana estou me preparando para levar as crianças em vários espetáculos e ainda quero arrumar um tempinho para curtir algumas peças para adultos como Favela e Lente de Aumento”, adiantou Ana.



Programação da semana
Quinta – 18/09
Peça: A Festa no Céu
Com muita música e resgatando as cantigas de roda, a “Festa no Céu” conta a história de Sapo muito malandro que tenta de várias formas chegar a uma divertida festa onde só os animais que voam foram convidados.
Grupo: Cochicho na Coxia
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Quinta – 18/09
Peça: Até que a tampa do vaso nos separe
Comédia sobre o relacionamento de um casal  hétero construída a partir de improvisações do tema: Vida a dois. O espetáculo narra de forma divertida situações limites que podem levar um casamento ao fracasso, num ritmo frenético como um grande game, onde espectadores interagem com os intérpretes.
Grupo: Cia Queimados Encena
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 19/09
Peça:  Geração On line
O trabalho é uma visão critica e bem humorada sobre a relação do adolescente contemporâneo com a internet. A relação do adolescente com a internet visando um olhar de dentro, do próprio jovem para a sua realidade. Um espetáculo vibrante, divertido, com forte identificação da plateia com os personagens e situações retratadas na trama, que aborda temas como relações humanas a distancia, perigos da internet, relação dos adolescentes com ídolos fabricados, bastidores do show bizz, conflitos de gerações e muito mais. A peça conta a historia de 4 amigas que se conheceram pela internet mas nunca se viram pessoalmente. Elas têm em comum a paixão pelo ídolo teen Bruno Bieber, e dai nasce uma forte amizade entre elas, que compartilham pela internet suas angustias, sonhos, frustrações e segredos. Quando o ídolo anuncia o seu primeiro show no Brasil, elas precisam sair do mundo virtual e enfrentarem diversas confusões para realizarem o desejo de verem o ídolo pessoalmente, e descobrirem se essa forte amizade surgida no mundo virtual sobrevive ao tal mundo real...
Grupo: NAEM
Classificação: livre
Horário: 9h e 15h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sexta - 19/09
Peça: Lola, La Fabulosa
Lola, la Fabulosa é uma divertida comédia, que apresenta as desventuras de Lola, uma artista de cabaré que tenta realizar o seu show, no qual se misturam números de magia, dança e neo-burlesco, todos realizados com o máximo do empenho e, na maioria das vezes, o mínimo de sucesso. Isto porque, ainda que Lola seja uma bela mulher, que se pretende charmosa e sedutora, em poucos minutos de cena fica claro que ela está muito mais próxima dos paspalhos do que das grandes divas, deixando o público à vontade para rir das situações apresentadas. O espetáculo é construído a partir de um jogo direto e franco com a plateia, sempre acompanhado de muito glamour, plumas, paetês e trapalhadas.
Grupo: Ana Sawen
Classificação: 14 anos
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 20/09
Peça: Batidas e Rimas
Grafite, Dança de Rua e rima.
A intenção é mostrar para a juventude as diversas maneiras de produzir arte, seja através da dança, da rima ou através de desenhos, utilizando a arte como ponto de aproximação com o jovem. O evento importante  não só para disseminar a cultura desse seguimento, mais principalmente para oferecer para os jovens mais uma alternativa de emprego e renda.
Grupo: TMJ Produções
Classificação: livre
Horário: 15h
Local: Praça Mauro Ferrão (antiga praça da Delegacia (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Sábado - 20/09
Peça: Favela
Favela conta histórias de moradores comuns de uma comunidade. A senhora aposentada que passa o dia na janela observando a vida alheia; o pastor de uma igreja preocupado que sua única filha se misture com os outros  jovens da favela; o casal que vive brigando e fazendo as passes; a mãe solteira de vários filhos; o malandro mulherengo que não se entende com a mãe evangélica  e  ,protagonizando a história,  dois jovens primos que fazem escolhas diferentes na vida um entra para faculdade de engenharia e outro para o trafico da comunidade. O grande mote do espetáculo é “A VIDA É FEITA DE ESCOLHAS”. O que você quer da vida? Quais escolhas você fez? Onde elas te levaram? Quais escolhas que você fará?
Grupo: Prama Comunicações
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Ginásio da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Domingo - 21/09
Peça: Deixa Clarear

O espetáculo passeia pelas varias fases da carreira e da vida de Clara Nunes com um repertório composto por grandes compositores, como: João Nogueira, Paulo Cesar Pinheiro, Paulinho da Viola, Candeia, Chico Buarque, Nelson Cavaquinho, entre outros. A música presente atua como uma extensão da cena e as letras também constituem uma dramaturgia. “Deixa Clarear” visita de forma delicada a memória da Clara Nunes e do universo musical presente em sua trajetória. O objetivo também é incentivar a juventude a valorizar a música brasileira e suas raízes genuínas.
Grupo: Clara Santhana
Classificação: livre
Horário: 20h
Local: Teatro Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, SN, Centro, Queimados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.