sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Abertura da II Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência movimenta Queimados nesta sexta (21)

Ação da Prefeitura promoveu diversos serviços gratuitos para conscientizar população sobre igualdade e inclusão social

Marina Mendes - Uma manhã de conscientização reuniu dezenas de pessoas na Praça Nossa Senhora da Conceição, em Queimados, nesta sexta-feira (21). Em comemoração ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, promoveu uma ação que contou com música ao vivo e diversos serviços gratuitos à população, como aferição de pressão, medição de glicose, cadastros nos programas sociais como Vale Social e CadÚnico e balcão de empregos para deficientes.

A iniciativa faz parte da abertura da programação da II Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência, que vai até a próxima sexta-feira (28). Estiveram presentes representantes das secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Emprego e Renda, Assistência Social, Transporte e Trânsito e Cultura, além da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).  

Para o Prefeito Carlos Vilela, o evento é uma oportunidade de apresentar a acessibilidade e a inclusão social como parte dos planos do governo municipal. “Estamos caminhando para tornar Queimados mais acessível. Sabemos que é um trabalho que deve ser colocado em pauta nos nossos planejamentos por meio de parcerias, como foi feito aqui. Juntos somos mais fortes”, concluiu o gestor.

Também presente na ocasião, o Secretário da Pasta, Carlos Roberto Moraes (Careca), falou sobre a superação diária da Pessoa com Deficiência. “Não existem barreiras para quem deseja vencer na vida. Pessoas com deficiências são capazes de ter uma vida bem-sucedida e plena e provam isso todos os dias”, declarou.

Já para a idealizadora da ação e Coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, ter uma semana de programações dedicadas ao tema é fundamental no processo de combate ao preconceito.

“Queremos que as quase 20 mil pessoas com deficiência do município sejam lembradas. Sabemos que fazer ações sociais mobiliza e conscientiza quem passa por aqui, e é isso que nos ajuda a combater a desigualdade de oportunidades”, afirmou.

E por tratar de mostrar a todos que não existem grandes barreiras que não possam ser superadas, o deficiente visual e cantor convidado, Johnny, falou um pouco sobre sua participação no evento.
Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ

“Estar junto a uma comemoração como essa é emocionante. Hoje é um dia para falar de dignidade, de inserção social, de comunicação, autonomia e independência. É um momento para falar sobre nós”, comentou o artista.

A programação semanal incluirá palestras, workshops e debates sobre acessibilidade, inclusão social, mobilidade, superação e também um minicurso de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Com o objetivo de contemplar todos os tipos de deficiência, a iniciativa pretende dialogar também com os não-deficientes, utilizando assim a oportunidade para mostrar que é possível garantir os direitos dos deficientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.