quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Desafios da educação de surdos ganham destaque em Queimados nesta quarta-feira (26)

Evento realizado no Dia Nacional do Surdo contou com palestras sobre dificuldades enfrentadas por deficientes 

Jéssica Moreira - Quais desafios um surdo precisa vencer ao longo da vida? O que pode ser feito para tornar a educação brasileira mais inclusiva? Na manhã desta quarta-feira (26), Dia Nacional do Surdo, esses foram alguns dos questionamentos colocados em pauta pela Prefeitura de Queimados no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade, no bairro Pacaembu. O evento, que contou com duas palestras e foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção de Cidadania, faz parte da II Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência.

Ministrada pela intérprete de LIBRAS e professora de história, Patrícia Muniz, a palestra “As dificuldades encontradas pelos surdos atualmente” abordou brevemente os sofrimentos infligidos aos surdos ao longo da história humana e as principais leis voltadas à inclusão dessa parcela da população, que, de acordo com o último censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), compreende cerca de 10 milhões de brasileiros.

"Conheço surdos que são arquitetos e cuidam da acessibilidade de prédios para melhorar a vida de outras pessoas. Meu sonho é ver classes inteiras de crianças surdas e eu poder sentar com elas e ensinar, porque todos são igualmente capazes", declarou a profissional.

O evento contou ainda com a presença de autoridades como o Vice-Prefeito Machado Laz, o Secretário da Pasta, Careca, e a Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes. Para a Coordenadora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, Sirlene Marquiori, um dos objetivos dos eventos é inspirar pessoas a superar o preconceito e buscarem uma vida plena.

“Esse é um momento de refletir, de focar nas necessidades de quem tem algum tipo de deficiência. Escolhemos palestrantes com experiência no assunto para despertarmos a sociedade sobre a desigualdade existente em nosso país”, afirmou.

Semana conta com programação especial

Cadeirante há 19 anos, Fábio Fernandes ministra palestras motivacionais sobre como superou as dificuldades após um acidente de carro que o deixou tetraplégico. Evangélico, o bacharel em Direito atribui sua recuperação à fé: "Não fosse a vontade Dele eu não estaria aqui. Depois da lesão na medula eu não queria depender das pessoas. Decidi continuar sonhando, estudando, me exercitando e cumprindo minha missão de fazer a diferença na vida das pessoas”, contou o palestrante, que detém o título de único tetraplégico a saltar de paraquedas.

Imagens: Thiago Loureiro / SEMCOM - PMQ
"É preciso levar a vida com bom humor. Já precisei fazer piada com um motorista de van pra que ele me carregasse no colo, pedi pra que ele ‘não se apaixonasse pelo meu perfume’ (risos). Não existem obstáculos para quem quer alcançar um objetivo", concluiu.

A programação semanal inclui palestras, workshops e debates sobre acessibilidade, inclusão social, mobilidade e superação. Com o objetivo de contemplar todos os tipos de deficiência, a iniciativa pretende dialogar também com os não-deficientes, utilizando assim a oportunidade para conscientizar e alertá-los sobre como é possível garantir os direitos dos deficientes. 

Confira o restante da agenda:

 27/09 - Quinta-feira – das 9h às 12h
CREAS (Estrada Pastor Antonio Martins- s/nº – Bairro Nova Cidade, Queimados)

Abertura - café da manhã
Balcão de empregos
Prestação de serviços desenvolvidos pelo Município
Atividades diversas (workshop “Sentindo na Pele”)
Informação sobre Vale Social
Credencial de estacionamento para pessoa com deficiência
Cadastro e atendimentos a crianças e adolescentes (PCD)
Imunização, aferição de pressão e Programa de Violência, informativo sobre a Zica.
Exposição de artesanato feito por mães da APAE
Aferição de pressão e atendimento do Programa de Violência


28/09 - Sexta-feira – das 9h às 12h
Auditório da Universidade Estácio de Sá de Queimados
CCQ – Centro, Queimados

Encerramento

9h - Coffee break
9h30 - Formação da mesa
10h – Palestra “Superação e Acessibilidade”

Palestrante: Bacharel em Direito Fabinho Fernandes
Primeiro tetraplégico do mundo a saltar sozinho de paraquedas

10h30 – Palestra “Leis de acessibilidade”

Palestrante: Rute Cristina Espiridião
Advogada, estudante de LIBRAS, voluntária no Instituto Social Valorizando a Vida

Encontro de acessibilidade “Acessibilidade no transporte coletivo”

Convidados

Prefeito de Queimados - Carlos Vilela
Ministério Público
Secretário de Transporte e Trânsito
OAB Queimados
Empresários do transporte coletivo municipal
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.