segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Dia da árvore em Queimados é comemorado com plantio e conscientização ambiental

Ação levou 450 mudas de plantas e 20 árvores por toda cidade e teve participação de alunos da rede pública
Marina Mendes - Para celebrar O Dia da Árvorecomemorado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal do Ambiente e Defesa dos Animais, realizou na última sexta-feira diversas ações de conscientização ambiental para lembrar a importância do cuidado com a natureza. Pela manhã, foi feito um ato público na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, para distribuir cerca de 450 mudas de plantas e informar à população sobre como preservar o ambiente.  na parte da tarde foi realizado um mutirão de plantio que trouxe cerca de 20 novas árvores espalhadas pela cidade. 

E foi um dia memorável. Principalmente para as crianças da Escola Municipal Professora Anna Maria dos Santos Perobelli, em que os alunos fizeram parte do ato na Praça, onde passaram a mensagem de cuidar do Meio Ambiente. Além disso, a Guarda Ambiental participou mostrando a população espécies raras encontradas nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do município, informando sobre crimes ambientais e também sobre as formas de colaborar para tornar Queimados uma cidade mais sustentável.

Já no mutirão de plantio, os locais escolhidos foram o estacionamento do CETHID (Centro Especializado de Tratamento de Hipertensão e Diabetes)às margens do Rio Abel e, também, no trevo próximo ao bairro Vila São João. A espécie escolhida foi a Ipê Amarelo, árvore pertencente à flora da Mata Atlântica. 


Presente no evento e participante do 'plantaço' na cidade, o Prefeito Carlos Vilela afirmou que o Dia da Árvore é efetivamente comemorado quando existe uma grande campanha pública de preservação chamando atenção da população: "Hoje parabenizo o trabalho desempenhado pela Secretaria do Ambiente, pois sabemos que celebrar esta data com um ato tão simbólico é colaborar com o ar, com a água, com tudo que faz a nossa cidade viva. Sabemos que manifestações em praça pública induzem a curiosidade do cidadão", concluiu o gestor.

Para o Secretário da pasta, Marcelo Medeiros, essas ações fazem parte do Queimados Mais Verde, o grande projeto ambiental da cidade. "Nós entendemos que é necessário ter um política de conservação no município. Foi pensando nisso que revitalizamos o Horto Municipal, criamos a Campanha do Óleo Amigo e por isso estamos sempre pensando ações para colaborar com o ambiente da nossa cidade", afirmou.

Para a aposentada Isaldina Lourenço, de 65 anos, as ações voltadas para a natureza no município desempenham um papel muito bonito e importante. "Não é todo o dia que nos mobilizamos por uma causa tão nobre. Estamos ajudando ao meio ambiente com cada muda que é distribuída", disse a moradora do bairro Belmonte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.