terça-feira, 25 de setembro de 2018

Árvores de 500 anos recebem cuidados de agentes municipais em Queimados

Nesta terça-feira (25), biólogos da Secretaria de Ambiente e Defesa dos Animais avaliaram espécies a fim de evitar acidentes

Leandro Machado - Duas árvores com cerca de 500 anos cada estão recebendo atenção especial da Prefeitura de Queimados. Uma equipe da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais realizou, nesta terça-feira (25), um estudo na Estrada Olegário Dias, no bairro Valdariosa, para avaliar a necessidade de uma série de intervenções que fortaleçam raízes, troncos e galhos das espécies a fim de evitar acidentes. 

Durante a ação, os biólogos da SEMADA constataram a necessidade de poda e retirada de cactos e trepadeiras do tronco das árvores, apesar do bom estado fitossanitário de ambas (avaliação do aspecto do vegetal em relação ao risco de queda). Assim que a análise foi concluída, agentes da prefeitura realizaram os serviços necessários ao longo do dia.

O trabalho das biólogas Stela Dalva Macedo e Salete Oliveira foi essencial nos cuidados a serem tomados: “Os cactos estavam pesando muito sobre os galhos e o risco de cair sobre as residências é grande. Estaremos atentos. Foi preciso a retirada de cerca de 30% do volume da copa”, afirmou Stela.

As árvores são conhecidas comumente como Orelha de Macaco - por causa da forma de seu fruto -, mas o nome científico da espécie é Enterolobium contortisiliquum. Elas medem mais de 1,5 metro de diâmetro e 26 metros de altura cada. Moradores da localidade afirmam que as árvores são tradicionais e motivos orgulho na região.

Uma delas fica na casa do DJ Magno de Almeida (30). Ele afirma ser apaixonado pela planta, mas reafirma a necessidade de cuidado com o vegetal, pois o tamanho da espécie já causou alguns prejuízos: “Nós amamos as árvores. Trazem pássaros e fazem uma sombra maravilhosa no quintal, mas já caíram galhos grandes aqui e até perdemos um carro por causa disso”, ressaltou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.