quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Luz, câmera e ação: alunos de Queimados exibem filmes produzidos em sala de aula

Parceria entre Prefeitura, Ministério da Cultura e DECA promoveu o “Círculo Arte Social”, projeto que desenvolve ações culturais a crianças e jovens

Marina Mendes - Fazer cinema não é só coisa de gente grande e as crianças da Escola Municipal José Anastácio Rodrigues, em Queimados, provaram isso nesta quinta-feira (20). Depois de quatro meses de aulas, os alunos exibiram os três filmes produzidos por meio do “Círculo Arte Social” e do projeto “Cine Alternativo – O barato do cinema barato”. Resultado de uma parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Cultura – por meio da Velloni Produções – e a empresa DECA (instalada no Distrito Industrial da cidade), o evento aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Planeta Futuro e contou até com entrega de estatuetas de honra aos participantes.  

E como o evento tratava de fazer arte, a cerimônia teve início com um breve espetáculo de teatro, seguido pela exibição dos curtas “Lixo Inteligente”, feito pelo 4º e 5º ano; “Meu amigo Valdo”, feito pelo 1º e 2º ano; e “A fazendinha dos dinossauros”, que foi criado pelo 3º ano. Com todo o processo de filmagem produzido pelos estudantes, os filmes abordaram temáticas comuns dentro da escola e reproduziram o conteúdo programático do projeto, que abrangeu desde a introdução à linguagem do cinema até o desenvolvimento de uma animação.

Presente na mostra, o Prefeito Carlos Vilela agradeceu aos parceiros da iniciativa e destacou a importância de alinhar cultura e educação no município. “Agradecemos a todos que participaram, desde os estudantes até a equipe responsável por concretizar essa ideia. Nós estamos investindo muito nas práticas culturais e educacionais da nossa cidade e já estamos colhendo resultados. Sabemos que cultura e educação combinam e muito e esse evento nos mostra a importância dessa união”, afirmou o gestor.

Já o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa, afirmou que tem sido fundamental a realização desse tipo de projeto na mudança da história cultural de Queimados. “Estamos promovendo transformações intensas com essas parcerias. Aos poucos vamos mudando o cenário do bairro São Roque – com a existência do CEU Planeta Futuro - e da cidade como um todo, e isso é muito gratificante. O retorno é vermos eventos como esse sendo realizados, um momento para apreciarmos o cinema feito por crianças”, concluiu.

Outro gestor presente na ocasião para prestigiar a escola, o Secretário Municipal de Educação, Lenine Lemos, reforçou o quanto é fundamental para a cidade receber editais como esse. “A educação se faz assim, com várias mãos. É por isso que estamos sempre apoiando a Cultura, porque sabemos que pensar juntos é a melhor estratégia para construir bons projetos”, concluiu.

Ao final da exibição, cada filme ganhou uma ‘Indicação ao Óscar’. “Lixo Inteligente”, ganhou na categoria ‘Consciência Ambiental’; “Meu amigo Valdo” na categoria ‘Melhor Documentário’ e “Fazendinha dos Dinossauros” na categoria ‘Melhor Animação’, o que levou os pequenos ao delírio. Já o prêmio de Melhor Atriz foi para a Diretora Isabel Cristina Cantelmo, por sua participação especial nas obras.

“Eu aprendi a ser atriz”

Para a pequena Ellen Vitória Rodrigues, de 8 anos, a experiência com câmeras não serviu só para aprender como manuseá-las. Ela conta que foram vários dias de gravação e que aprendeu principalmente como atuar, já que foi a atriz escolhida pelos colegas para estrelas em ‘A Fazendinha dos Dinossauros’. “O pessoal da minha turma votou para eu ser a atriz do filme e eu quis fazer, achei muito legal e diferente. Eu adorei me ver no filme”.

O ‘Círculo Arte Social’ chegou ao fim na Escola Municipal José Anastásio Rodrigues, mas ainda está acontecendo na Escola Municipal Santo Expedito. Até novembro, os alunos também farão uma mostra e terão seus trabalhos exibidos na conclusão do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.