sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Debate sobre acessibilidade encerra Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência

Evento reuniu representantes do governo municipal, OAB, MP e empresas de transporte público
  
 Fotos: Thiago Loureiro
Leandro Machado - Um debate sobre a acessibilidade de deficientes físicos em aparelhos e transportes públicos encerrou a II Semana Alusiva à Luta da Pessoa com Deficiência, em Queimados, nesta sexta-feira (28). O evento, realizado no auditório da Universidade Estácio, foi promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, e reuniu representantes do Governo Municipal, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e das empresas de transporte público que atuam na cidade.

Estiveram presentes o Prefeito Carlos Vilela, os Secretários Municipais de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, Carlos Roberto de Moraes (Careca); de Transporte e Trânsito, Antônio Almeida; de Ambiente e Defesa dos Animais, Marcelo Medeiros; da Terceira Idade, Mariceia Pelúzio; de Defesa Civil, Vagner Luiz; de Trabalho, Emprego e Renda, Rafael Rosenberg e a Subprocuradora do município, Dulcineia Alves.

Além de acompanhar as palestras relacionadas ao tema, o Prefeito Carlos Vilela respondeu às perguntas do público presente. O gestor ressaltou que está cumprindo às normas de acessibilidade, mas precisa do apoio da população para avançar mais na área.

“Todos os novos projetos da prefeitura já atendem às normas de acessibilidade. Estamos atendendo à solicitação do Ministério Público e os nossos prédios estão passando por adaptação. Precisamos intensificar as fiscalizações nas ruas, nos transportes públicos, afinal, é nosso dever fazer uma cidade melhor para todos”, afirmou.

O tema é importante e o diálogo intenso sobre as formas de melhorar a vida dos deficientes é preciso. Duas palestras abriram caminho para um proveitoso debate. A advogada, estudante de LIBRAS e cadeirante, Rute Cristina Esperidião, falou sobre as leis de acessibilidade. Ela ressaltou que o estado oferece a legalidade, mas a fiscalização ainda é deficitária. “Nossas dificuldades estão em todo lugar. Nas ruas, nos transportes, nos aparelhos públicos. A legislação nos protege, mas a luta ainda é intensa”, ressaltou.

Já o bacharel em Direito, Fabinho Fernandes, falou sobre a luta diária dos deficientes e suas superações. “É a segunda vez que venho a Queimados e quero parabenizar o prefeito, porque vejo que aqui está se fazendo um grande trabalho no que tange à cobrança e fiscalização. Os secretários envolvidos fazem questão de ressaltar a sua mobilização à causa dos deficientes”, intensificou.


Já o Secretário da SEMDHPROC, Carlos Roberto de Moraes, destacou a importância de cuidar das minorias. “Este pouco tempo à frente da pasta já me fez estar sensível à causa. Agradeço à Sirlene Marquiori por todo empenho nessa luta e em prol deste evento. Cada secretaria envolvida, cada pessoa. Tenho certeza que estamos no caminho certo”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.