terça-feira, 19 de novembro de 2019

1º Festival Esportivo Inclusivo das Escolas Unificadas agita Ginásio Metodista em Queimados

Mais de 100 alunos da rede municipal participaram de atividades esportivas promovidas pela Special Olympics nesta terça (19)

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Com direito a uniformes coloridos, acendimento de uma pira olímpica e arquibancadas cheias de colegas e familiares, estudantes de 12 escolas da rede municipal de Queimados entraram em quadra nesta terça-feira (19) para mostrar seus talentos no 1º Festival Esportivo Inclusivo das Escolas Unificadas, realizado no Ginásio Metodista.

Mais de 100 alunos com e sem deficiência participaram do evento realizado pela Special Olympics Brasil em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além do Secretário da Pasta, professor Lenine Lemos, estiveram presentes o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, e representantes da Special Olympics Brasil, como a Diretora Executiva da Fundação, Ana Paula Soares.

Com modalidades como dança fitness, voleibol unificado, atletismo unificado, dança e Circuito Atletas Jovens com atividades motoras, o projeto tem por objetivo criar um ambiente inclusivo de aceitação e respeito entre estudantes.

Marcelo Pfeiffer (19) foi um dos atletas a participar do espetáculo. Aluno do 9º ano da E. M. José de Anchieta, o rapaz comemora a temática das Olímpiadas Especiais.

“Eu acho boa essa interação, porque não temos que ter discriminação com quem é diferente. É legal para socializar e se divertir. Além da educação física que tenho na escola, também gosto de nadar, e por isso estou há três meses frequentando aulas no Golfinhos da Baixada. Estou muito feliz por estar aqui hoje”, comentou o morador do bairro Meu Ranchinho, que também concedeu entrevista para a ESPN durante o evento (parceira da iniciativa, a emissora transmitiu os Jogos Mundiais de Verão da Special Olympics, em Abu Dhabi).

Já a mãe do adolescente Vinícius Cantelmo (15), Lílian da Silva (55), destacou a disposição do filho em participar das olimpíadas. Ela conta que desde que começou a frequentar a E. M. Santo Expedito, o aluno - que tem Síndrome de Down - se sente mais à vontade entre os colegas de classe.

“Até ano passado ele estudava em Nova Iguaçu, mas não sentia vontade de comparecer a nenhum evento. Hoje em dia ele se anima para estar entre os amigos, dos quais muitos moram no mesmo bairro que a gente (Santo Expedito). Hoje já participou da corrida, do vôlei... Ele se acha igual aos outros alunos, não gosta nem que eu vá buscá-lo na escola (risos)”, contou a dona de casa.

Município é referência em educação inclusiva

Em abril deste ano, a Secretaria Municipal de Educação e a Special Olympics Brasil lançaram de forma pioneira na Baixada Fluminense o projeto “Escolas Unificadas”, que visa promover educação e esporte em prol da inclusão. Para isso, o projeto realizou formações continuadas com professores e funcionários, além de palestras com os estudantes e suas famílias para atuarem como agentes de mudança em suas comunidades.

Para o Secretário da Pasta, Professor Lenine Lemos, é importante utilizar a educação como ferramenta de promoção da inclusão. “A escola não deve ser um local de inserção mas de inclusão. Nossos professores entendem o papel da educação nesse processo e estamos muito felizes por vivenciar este momento tão especial em nossa cidade. Somos muito gratos por esta parceria que deu certo”, frisou o gestor.

Criada em 1968, a fundação é uma entidade sem fins lucrativos que promove o esporte para pessoas com deficiência intelectual. O programa possui aproximadamente cinco mil atletas de mais de 170 países, o que o torna o segundo maior evento esportivo do mundo, atrás apenas das Olimpíadas.

De acordo com a Diretora Executiva da Fundação Special Olympics Brasil, Ana Paula Soares, Queimados vem desenvolvendo um trabalho de excelência na área da inclusão e, por isso, continua dentro dos planos do projeto para o próximo ano.

“Queimados nos recebeu de braços abertos porque já faz um trabalho intenso de inclusão que não costumamos ver em outros municípios. Na verdade não viemos aqui para ensinar nada, apenas agregar trazendo um projeto que começa pelo esporte - na aula de educação física - e se estende a todo o ambiente escolar. Acreditamos que a escola conta com agentes importantes de transformação, que são as crianças, para levar essa mensagem de inclusão a toda a sociedade. Queimados continua dentro do nosso projeto, ano que vem traçaremos novas propostas para desenvolver junto à educação”, declarou a representante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.