Desenvolvido com alunos da rede pública, projeto da docente combateu fake news sobre vacinação contra o sarampo
IMG Igor Lima/PMQ-SEMCOM |
André Uchôa - O retorno de casos de sarampo ao Brasil e a proliferação veloz de notícias falsas sobre a vacinação contra a doença chamaram a atenção da Professora de Biologia Mytse Andréa, que leciona na E.M. Professora Scintilla Exel, em Queimados. Para dar fim às “fake news” que ganharam as redes sociais, a profissional desenvolveu, junto aos alunos do 7º ano da unidade escolar, o projeto “É vacinal influencer que se fala, né?”. A ação deu tão certo que a educadora receberá, da Comissão de Educação da Alerj, o prêmio Paulo Freire na categoria experiência com alunos do Ensino Fundamental. A cerimônia de entrega acontece nesta quinta-feira (14), no Salão do Instituto de Filosofia, História e Ciência Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Largo São Francisco de Paula, nº 1 - Centro), a partir das 18h.
Ao começar a pesquisar sobre o tema, a professora percebeu que os boatos mentirosos, principalmente nas redes sociais, influenciavam a população (o índice de vacinação caiu consideravelmente em todo o país). Com o surto da doença antes erradicada no Brasil, a turma encarou um grande desafio para disseminar a importância da vacinação. Os alunos foram às salas de aulas da escola, às ruas dos bairros e, principalmente, às redes sociais. Juntos, obtiveram resultados positivos.
Após trabalhar o assunto com toda comunidade escolar através de gincanas e oficinas participativas, a grande aposta do projeto foi criar um perfil nas redes sociais (@tovacinado.scintilla) para sensibilizar e influenciar a população durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada em outubro deste ano.
Após trabalhar o assunto com toda comunidade escolar através de gincanas e oficinas participativas, a grande aposta do projeto foi criar um perfil nas redes sociais (@tovacinado.scintilla) para sensibilizar e influenciar a população durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada em outubro deste ano.
“O Brasil já tinha recebido um certificado da Organização Mundial da Saúde sobre a erradicação de algumas doenças, principalmente do sarampo. E sabendo o principal motivo, resolvi criar junto aos alunos um movimento a favor da vacinação. O meio escolhido para trabalhar o assunto foi as redes sociais, nas quais eles já estão inseridos. Por isso o nome do projeto”, conta a professora.
Reconhecimento
Admiradora do trabalho desenvolvido pelo patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, a mestre em educação científica afirma que o prêmio é a certeza que está no caminho de uma educação libertadora. “O prêmio carrega o nome de um renomado educador brasileiro e recebê-lo é um privilégio indescritível. Estou me sentido realizada como docente e devo isso aos meus alunos que foram protagonistas de todo esse projeto”, frisou a educadora.
Neste ano, durante a festa em comemoração ao Dia do Professor, Mytse venceu o concurso Professor Alberto Pirro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Queimados. A iniciativa premia as melhoras práticas pedagógicas em sala de aula e concedeu ao projeto o primeiro lugar na categoria experiência com alunos do Ensino Fundamental.
Educadora há 22 anos, Mytse carrega no currículo o segundo lugar do prêmio de Educação Científica da Shell no Rio de Janeiro (2016) e o terceiro lugar no concurso Nacional de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular - Bayardo Baptista Torres na categoria - Práticas do Ensino (2017). Ambos foram concedidos graças ao projeto de ‘Investigação Científica’, que transformou a sala de aula em um laboratório de análise criminal - a partir da operação “Leite Compensado” da Policia Federal - para apurar a suspeita de que uma grande produtora de leite estaria adulterando seus produtos.
Parabéns professora.
ResponderExcluirÉ maravilhoso ouvir tão boa notícia de um profissional da Rede Pública de Ensino.
Deus abençoe sua vida e de seus alunos.
E q vc seja inspiração aos profissionais a sua volta.
Com boa educação, podemos mudar o mundo.
Verdadeira balbúrdia!! #sqn
ResponderExcluirParabéns professora! Paulo Freire uma inspiração para os verdadeiros esucadores! ��