Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Nova Iguaçu, o conteúdo teórico abordou temas como a medição do nível da qualidade da água, construção para viveiros, alimentação, reprodução e processamento para comercialização. Na quarta-feira, dia 28 de outubro, a partir das 9h, acontece a aula prática que será realizada numa visita técnica aos sítios Alair Ferreira e José Vieira, no Assentamento Rural do Guandu, em Japeri.
Para o palestrante e veterinário da EMATER, José Glauno Pereira, o principal objetivo do curso é ensinar os métodos de manejo e técnicas de produção dos peixes. “É bom que os produtores façam esses cursos, porque eles conhecem novas técnicas e tecnologias de produção. Também temos o objetivo, através dos cursos práticos e teóricos, de reciclar os produtores e, assim, inserí-los no mercado”, comentou o veterinário.
Os produtores que concluírem o curso terão apoio e assistência técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura. O objetivo do curso é incentivar a atividade de piscicultura no município, gerando emprego e renda aos trabalhadores do campo.
Atualmente, o município de Queimados possui aproximadamente 15 propriedades que cultivam peixes, sendo quatro delas especializadas em três espécies como tilápias, tambaquis e pacus. A produção dos peixes é destinada aos sítios especializados em pesque e pague para municípios vizinhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.