quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Queimados encerra curso de piscicultura

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, encerrou nesta quarta-feira, 28 de outubro, o curso de Criação de Peixes para os produtores rurais do município. Os alunos fizeram uma visita guiada com um veterinário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Nova Iguaçu, nos sítios Alair Ferreira, José Vieira e Três Irmãos, localizados no Assentamento Rural do Guandu, em Engenheiro Pedreira (Japeri). A aula prática tratou de assuntos como técnicas de alimentação e reprodução, cultivo em viveiros, criação de tanques e medição do nível da qualidade da água.

Além de capacitar e qualificar a mão de obra dos produtores locais, o curso teve o objetivo de salientar a importância do cultivo de peixes como fonte de renda. Os produtores que concluíram o curso receberão certificados e assistência técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura. A realização do curso foi feita através de uma parceria entre a Prefeitura de Queimados e a EMATER de Nova Iguaçu.

Para a agricultora, Elenita de Amorim, de 64 anos, com a participação no curso, agora será possível aprender um pouco mais sobre a produção de peixes. “O conteúdo prático do curso é ótimo porque, assim, aprendemos mais rápido. Na verdade, pretendo investir em piscicultura porque está difícil ter um bom retorno financeiro só com a produção de leite e derivados e, por isso, quero implantar a criação de peixes como mais uma fonte de renda”, comentou Elenita, que possui um sítio de gado leiteiro, no distrito Pedra Lisa, em Engenheiro Pedreira.

Atualmente o município possui aproximadamente 15 propriedades que cultivam peixes, sendo quatro delas especializadas em três espécies como tilápias, tambaquis e pacus. Um peixe na fase adulta pode pesar em média até sete quilos, dependendo de sua alimentação. A produção é destinada aos sítios especializados em pesque e pague de cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.