segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Queimados encerra I Conferência de Cultura

A Prefeitura de Queimados encerrou neste sábado, 24 de outubro, sua Primeira Conferência Municipal de Cultura, no Teatro Escola Metodista, na Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, no bairro Vila Pacaembu. A Conferência iniciada na última sexta-feira, dia 23 de outubro, contou com a presença dos representantes do Ministério da Cultura, Ana Lúcia Pardo, da Secretaria Estadual de Cultura, Zeca Barros, e teve como objetivo reunir representantes culturais do município e cidades próximas para discutir temas como a cidadania, o desenvolvimento cultural como ferramenta de inclusão social e a diversidade cultural.

Durante a Conferência, foram estabelecidos cinco grupos que discutiram diversos assuntos relacionados à importância da cultura numa sociedade. Entre os temas, foram discutidos: a produção da arte, formação e democratização cultural, direito e livre acesso a cultura, participação social, entre outros assuntos ligados à Política Nacional de Cultura. Com intuito de estabelecer propostas para apresentar na Conferência Estadual, prevista em dezembro, no Rio de Janeiro, criou-se o I Conselho de Cultura de Queimados. O Conselho foi formado por 12 membros.

O Conselho Municipal de Cultura terá como responsabilidade fiscalizar entidades culturais, tanto públicas quanto privadas e, ainda, propor a Secretaria Municipal de Cultura uma política pública que estabeleça o desenvolvimento de atividades culturais na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.