segunda-feira, 24 de setembro de 2012

A IV edição dos Jogos para pessoas com deficiência em Queimados irá receber atletas Paralímpicos


Seguindo a política de inclusão, Queimados realiza a IV JOPED, Jogos para Pessoas com Deficiência de Queimados na próxima quinta, dia 27 de setembro, às 9h, no Ginásio da Escola Municipal Metodista, Av. Marinho Hemetério de Oliveira s/n° - Vila Pacaembú. A competição reunirá alunos portadores de deficiência física, auditiva, visual e intelectual da rede municipal. O evento esportivo, que já reuniu mais de 300 alunos nas outras edições, promete agitar a manhã da quinta-feira com a presença dos atletas paralímpicos Yagonny Sousa e Camille Rodrigues, que vem incentivar as crianças na formação de bons cidadãos através do esporte, com seus exemplos de garra e determinação. A JOPED é uma parceria entre as Secretarias de Educação e Esporte e Lazer.

Segundo o Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Monteiro, a competição se tornou mais que um evento do calendário estudantil, os jogos são um incentivo para que as crianças não desanimem diante de suas limitações e possam superar os obstáculos e se tornarem exemplo para a sociedade mostrando que, quando há força de vontade não existem impossibilidades. “Abraçar uma atividade física pode transformar a vida de uma criança especial e ainda fazer bem para a saúde do corpo e da mente”, declara Monteiro.

Fátima Nascimento Silva, mãe de duas alunas do Colégio Metodista com deficiência mental, conta da alegria de ver Thamires e Thayane praticando esporte e estudando. “Minhas filhas se superam todos os dias. Elas poderiam estar numa cama, em casa, sem fazer nada, mas aqui na escola elas vencem seus limites, aprenderam a escrever, se relacionam com outras crianças e disputam medalhas nesta competição”, conta Fátima, emocionada.
Conheça os Atletas que vem para a JOPED



Camille Rodrigues, nasceu em 1992, começou a praticar natação aos quatro anos para que a coluna não ficasse atrofiada devido à amputação que teve na perna direita quando tinha três anos. Entre os anos de 2007 e 2008, conquistou 24 medalhas de ouro, nove de prata e dois de bronze; quebrou recordes e foi finalmente consagrada atleta da seleção brasileira paralímpica no final deste segundo ano. A melhor nadadora brasileira da classe S9 tem excelente rendimento nas provas curtas e rápidas como os 50m e 100m. Em seu primeiro Parapan-americano, na cidade de Guadalajara no México, em 2011, Camille Rodrigues conquistou quatro medalhas, sendo três de prata (100 e 400 livres e 100 costas S9) e uma de bronze (50 metros livres S9). Além das piscinas a atleta vem conquistando o mundo fashion com fotografias profissionais com milhares de compartilhamentos nas redes sociais mostrando mais vez que a pessoa com deficiência pode ter uma vida normal como qualquer outra.

Já Yagonny Sousa nasceu em 1992, em São Luís, no Maranhão. Aos 17 anos sofreu um acidente aos instalar um letreiro de armação de ferro. Na hora de suspendê-lo, o material passou perto do fio. Afetado pela descarga elétrica de quase 13 mil volts precisou amputar parte dos dois antebraços além de sofrer com queimaduras no abdômen. No novembro de 2010, chegou ao Rio de Janeiro para reabilitação física e descobriu no atletismo a chance para recomeçar. Ganhou as pistas e pouco menos de um ano já havia se tornado o recordista brasileiro nos 800 metros em sua classe (T45). Em junho de 2012 foi à sua primeira competição internacional na Espanha, 14º Meeting Basauri, conquistando o ouro nos 400 metros e o terceiro lugar no 800m. No mesmo mês, participou da 1ª Etapa Nacional do Circuito Caixa Paralímpico, e se tornou o atleta mais veloz do mundo nos 800 metros dentre os competidores da sua classe cruzando a linha de chegada com 2’01’’06 – menos de um segundo abaixo da sua melhor marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.