segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Diversidade e inclusão tomam conta da primeira etapa do Desfile Cívico em Queimados

Seguindo as comemorações da Semana da Pátria, tolerância, respeito, diversidade e inclusão foram as bandeiras levantadas pelos cinco mil integrantes, entre alunos das redes públicas e privada da cidade – além de representantes da sociedade civil, nesta sexta (07/09), durante a primeira etapa do Desfile Cívico, na Avenida Tinguá. Com o tema “Escola: lugar de aprendizagem respeitando a diversidade”, as apresentações levaram mensagens que destacaram a importância do combate ao bullying e a propagação da cultura do respeito às diferenças. Divididas em seis pelotões, 16 escolas e demais instituições como o Grupo da Terceira Idade e a APAE de Queimados, festejaram o dia da independência ao som da Fanfarra Municipal e bandas convidadas.

A secretária de Educação, Mírian Motta, elogiou a organização do desfile e frisou a ocasião da festa para homenagear quem lutou pela independência do Brasil e, inclusive, da cidade. “O desfile celebra a independência do país e, para nós – em especial, nos remete ao crescimento de Queimados. Prestamos aqui também nossa homenagem aos emancipadores”, ressaltou Mírian.

Um dos pontos altos da primeira etapa do desfile ficou por conta da apresentação da Escola Municipal Luiz de Camões, que garantiu a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da cidade, ao destacar a inclusão, o faz-de-conta e a música durante sua apresentação.“Trouxemos para o desfile somente uma pequena parte do trabalho que, juntos, desenvolvemos lá”, concluiu a diretora da unidade, Adriana Felipe, que em seguida recebeu uma homenagem por conta da nota 5,2 conquistada pela escola.

O encerramento da Semana da Pátria acontecerá neste sábado, 15 de setembro, na Estrada dos Caramujos com a realização da segunda etapa do desfile cívico. Ao final da festividade, mais de 10 mil alunos de todas as redes de ensino - municipais, estaduais, particulares e estabelecimentos de caridade e utilidade pública - participarão das atividades cívicas, durante a comemoração da Semana da Pátria.

Escolas celebram centenário do Rei do Baião

Nem só de temas referentes à diversidade e mártires contou o desfile, as Escolas da rede de Queimados também prestaram diversas homenagens e relembraram o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, que se estivesse vivo completaria 100 anos no próximo dia 13 de dezembro deste ano. “Mestre Lua ou Gonzagão” foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.