terça-feira, 25 de setembro de 2012

Queimados encerra atividades da Semana Nacional do Trânsito

A Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, encerrou nesta terça-feira, 25 de setembro, na Praça Nossa Senhora da Conceição, as atividades referentes à Semana Nacional do Trânsito, que teve como tema: “Não Exceda a Velocidade, Preserve a Vida”, e faz parte do conjunto de ações do período, de 2011 a 2020, considerado pela Organização Mundial da Saúde como a “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”. A mobilização visa estimular a redução dos registros de acidentes no trânsito.

A já tradicional blitz educativa aconteceu na própria Praça e alertou motoristas e transeuntes sobre a importância da utilização do cinto de segurança e o funcionamento da legislação de trânsito. Os motoristas também receberam orientações sobre a importância de respeitar o limite de velocidade, não dirigir após o consumo de bebida alcoólica e não falar ao celular enquanto estiverem dirigindo. Quem passou pelas imediações da Praça e aderiu à iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito recebeu o adesivo ícone do lema da campanha.

 
Palestras e vídeos didáticos marcam a Semana Nacional de Trânsito na cidade

Alunos das redes públicas de Queimados participaram nesta segunda-feira (24/09) das palestras ministradas pela engenheira de trânsito e conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-RJ), Ângela Christina Pacheco, e do Coronel da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Antônio Uostom Germano, no Teatro Escola Marlice Ferreira Margarida da Cunha, para comemorarem os 15 anos do Código de Trânsito Brasileiro.

Na ocasião a engenheira destacou a necessidade da adesão da campanha não apenas pelos órgãos públicos, mas em especial pela população de um modo geral. “As campanhas precisam continuar saindo das esferas governamentais e passarem a atingir ainda mais diretamente o cidadão comum, o motorista que sai de casa todos os dias e enfrenta um tráfego ‘’de selva’’, disse a conselheira do Cetran-RJ, ratificando a importância da chegada do conhecimento até o condutor.

De acordo com o Cel. Germano, o Brasil gasta mais de 22 bilhões de reais com despesas e ações de pessoas envolvidas em algum acidente de trânsito e poderiam ser evitados com medidas preventivas simples. “É preciso que todos fiquem atentos, porque no fim das contas quem paga esse alto preço somos todos nós. A atenção aos semáforos e sinalizações está diretamente ligada às atribuições de todos nós enquanto cidadãos”, completou o Coronel e Assessor Parlamentar do Cetran-RJ.

O pontapé inicial da ação aconteceu na última segunda-feira, 17 de setembro, e ficou por conta das palestras do chefe do departamento de projetos e estudos técnicos de trânsito, Milton Martiliano, abordando questões referentes ao tema da campanha nacional. Durante toda a semana foram ministradas palestras e realizadas blitz educativas nos principais pontos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.