segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Queimados dá início à Semana da Pátria na cidade

A Prefeitura de Queimados deu início nesta segunda-feira, 03 de setembro, às comemorações da Semana da Pátria na cidade. A solenidade de abertura aconteceu na Praça Nossa Senhora da Conceição e contou com a presença dos alunos das instituições de ensino pública e privada que participarão do tradicional desfile de Independência, nos dias 07 e 15 de setembro.

Durante a cerimônia os estudantes chamaram a atenção do público para a questão da intolerância. Com o tema “Escola: lugar de aprendizagem respeitando a diversidade”, os alunos mostraram a importância da inclusão e do combate ao bullying através do concurso de redação, realizado nas escolas públicas (estaduais e municipais).

A exemplo da pequenina Raquel do Nascimento, de apenas seis anos, vencedora do concurso na categoria Educação Infantil. “Apesar das crianças menores terem feito um desenho ao invés da redação, os baixinhos entenderam muito bem a proposta pedagógica da Secretaria de Educação. Todos os desenhos ficaram lindos e captaram muito bem o espírito de fraternidade e respeito às diferenças”, disse a diretora da Escola Municipal Tiradentes, Cláudia Ventura.

Para a secretária Municipal de Educação, Mirian Motta, a Semana da Pátria é apenas mais um momento para sentir orgulho do Brasil e, em especial, da cidade. “Estamos comemorando hoje o avanço da educação no município como um todo. Nossa preocupação é com a formação do pequeno indivíduo em cidadão de bem”, destacou a secretária.

O grupo de voluntários sêniors da Defesa Civil de Queimados também marcou presença na festividade e mostrou muita disposição e vitalidade. Segundo o aposentado, Jorge Felipe Alves, de 92 anos, a Terceira Idade está atenta a todas as questões do município e quer mostrar que também tem vez e voz. “Temos muita força e estamos animados. Já foi o tempo em que ser velho era sinônimo de estar doente e preso à uma cama. Aposto corrida com qualquer rapaz mais jovem e duvido que algum me alcance’’, brincou o aposentado esbanjando energia.
 
As atividades da Semana da Pátria fazem parte do calendário anual da Secretaria Municipal de Educação. Na próxima sexta, 07 de setembro, com o início dos desfiles Cívicos, haverá a interdição de algumas vias nas imediações da solenidade. Das 8h às 14h o trânsito será interrompido na Avenida Tinguá e a melhor alternativa deverá ser a Rua Aída. Na Rua Elói Teixeira o fluxo permanecerá normal. De acordo com a Secretaria de Educação, agentes farão o controle do tráfego na região para evitar congestionamento e dar fluidez ao trânsito.

Desfiles Cívicos – Mais de cinco mil alunos de todas as redes de ensino (municipais, estaduais, particulares e estabelecimentos de caridade e utilidade pública) deverão estar envolvidos com as atividades cívicas. A primeira etapa das apresentações começará no próprio dia sete, a partir das 9h, na Avenida Tinguá. Já no dia 15, o desfile acontece na Estrada dos Caramujos, no bairro Belmonte.

2 comentários:

  1. A informação no finalzinho da matéria no Blog está equivocada. No dia 07/09 será na Av. Tinguá e no dia 15/09 na Estrada dos Caramujos.

    ResponderExcluir
  2. desfilar com o sapato rasgados não da prefeito libera uniformes para as criança.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.