sexta-feira, 19 de abril de 2013

Idosos participam de palestra sobre prevenção contra acidentes


Ter cuidado ao subir e descer escadas, cuidados com pisos escorregadios durante o banho, utilizar tapetes antiderrapantes, respeitar as leis de trânsito como andar na faixa de pedestres e usar o cinto de segurança. Esses foram alguns dos assuntos abordados pelos palestrantes da Fundácion MAPFRE para mais de 80 idosos nesta quinta-feira, dia 18 de abril, na Igreja Batista Central de Queimados (IBCQ). O objetivo foi reduzir um dos maiores índices de acidentes domésticos: queda de idosos. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal da Terceira Idade de Queimados com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), especialistas da fundação espanhola deram uma palestra sobre os cuidados que os idosos devem tomar dentro de casa e no trânsito para evitar acidentes.

Com uma aula interativa com os participantes, a especialista em Gerontologia - estudo do processo de envelhecimento humano como necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso -, Sandra Gomes, e o especialista em segurança viária, Rodrigo Dias, deram dicas de como se prevenir contra acidentes dentro de casa e no trânsito. De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde quase 70% dos acidentes domésticos é decorrente por queda de idosos, que ocasionam fraturas graves.

Escorregar durante o banho, se queimar no fogão ao cozinhar e cair da escada foram alguns dos exemplos citados no evento. Segundo a gerontóloga Sandra Gomes, a maior parte dos acidentes acontece no banheiro no período da noite. “È importante enfatizar que eles devem tomar cuidado dentro de casa. Abordamos ações simples que podem prevenir acidentes graves, por exemplo. Eles aprenderam que o banheiro é o cômodo de casa mais perigoso para quedas”, contou Sandra, que ressaltou ainda a instalação de corrimões e de barras laterais para apoio no bainheiro.   

Dos 35% dos acidentes automobilísticos 12,3% envolvem pessoas da terceira idade

Já Rodrigo Dias, falou sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e de estar atendo ao conduzir o veículo. “É muito comum que os acidentes envolvam a desconcentração dos idosos. Nós sempre damos ênfase à atenção ao volante e não perder a concentração”, comentou Rodrigo Dias.  De acordo com Dias, dos 35% dos acidentes automobilísticos no Brasil 12,3% envolvem pessoas da terceira idade. Na maioria dos casos é por falta de reflexo e por falar ao telefone. 

Ao final do dia, os participantes receberam guias de prevenção contra acidentes e um kit multimídia contendo aulas interativas. O evento contou com a participação do secretário municipal da Terceira Idade, José Alves de Carvalho “Dequinha”, subsecretário da Terceira Idade, Antônio Amorim, e da assessora técnica das Políticas para a Pessoa Idosa da SEASDH, Maria da Penha Franco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.