sexta-feira, 26 de abril de 2013

Queimados ofereceu diversas atividades gratuitas à população no dia Nacional de combate a Hipertensão e Diabetes

Aferição de pressão arterial na Praça Nossa Senhora da Conceição

A Secretaria de Saúde de Queimados através do Programa de Combate à Hipertensão e Diabetes realizou uma extensa atividade de prevenção nesta sexta-feira, 26 em comemoração ao Dia Nacional. As atividades começaram na Praça Nossa Senhora da Conceição com serviços de aferição de pressão arterial, orientação sobre a prevenção e o tratamento de doenças renais e testes de glicemia, finalizado com uma ginástica laboral dentro de uma empresa de produção de estruturas metálicas com cerca de 100 funcionários. Aproveitando o embalo, os funcionários maiores de 60 anos ainda, receberam a vacina contra a gripe.

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial e Diabetes, comemorado no dia 26 de abril, visa alertar a população a respeito dos perigos causados pelas doenças. Segundo dados do Ministério da Saúde. No Brasil, a sua incidência passou de 21,6%, em 2006, para 23,3%, em 2010, sendo o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV), com destaque para o AVC e o infarto do miocárdio, as duas maiores causas isoladas de mortes no país.

A vice-prefeita, Márcia Teixeira acompanhou as
 atividades no lugar do prefeito, Max Lemos.
As atividades foram acompanhadas pela Vice-prefeita Márcia Teixeira e a Secretária de Saúde, Dr.ª Fátima Cristina que precisou se ausentar para participar da palestra ministrada pelo Ministro da Saúde Alexandre Padilha no Encontro de Prefeitos no Palácio Guanabara. “O Prefeito Max Lemos tem trabalhado fortemente no combate ao Diabetes. O CETHID tem sido referência no tratamento da doença em todo o Estado. Essa ação de hoje vem de encontro ao trabalho que está sendo feito pelo governo”, destacou a secretária.

A hipertensão é uma doença crônica e sem sintomas, características altamente letais para uma sociedade que não está habituada a cuidar da própria saúde, observou o senhor Iesa Braga, 49, que mesmo tendo a pressão alta, não faz uso de nenhuma medicação. “Não tenho tempo e nem dinheiro para gastar com medicamentos, esta ação hoje na Praça vai me ajudar a mudar esta atitude facilitando o meu tratamento”, declarou o morador, que recebeu orientações sobre a medicação gratuita disponibilizada nas Farmácias Populares. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.