sexta-feira, 19 de abril de 2013

“Queimados Encena” comemora 10 anos de existência


Companhia teatral apresentará peça Auto da Compadecida no Teatro Municipal da cidade 

Depois de 10 anos, o Auto da Compadecida de Ariano Suassuna volta ao palco pelas mãos da Companhia Teatral Queimados Encena, por conta da comemoração de uma década da Companhia. O espetáculo será reapresentado nos dias 20 e 21 de abril, às 20h Teatro Municipal Marlice Margarida Ferreira da Cunha, Vila Pacaembu, Queimados. A entrada será mediante a apresentação de dois quilos de alimentos não perecíveis. A  classificação etária é livre.

Além deste espetáculo, fazem parte da programação de aniversário da Cia; a peça infantil "Incrível Viagem" que será levada às escolas municipais, a partir do dia 16 de junho e uma Sessão Solene na Câmara Municipal dos Vereadores de Queimados na segunda, 29 de abril, às 19h, dia em que a Instituição receberá o título de utilidade pública municipal.

Ao ser perguntado como faz para não trocar as falas dos personagens, Leandro brincou como o Chicó da peça: “Não sei, só sei que foi assim”, mas explicou que tantos anos fazendo as mesmas peças, fez com que já tenha tudo incutido nas entranhas. “Mas confesso, dá um frio na barriga sim, mas é como relembrar os bons e velhos tempos. A alegria de reencontrar amigos e personagens faz fluir o trabalho”, destacou.

O espetáculo: “O Auto da Compadecida” potencializa as linhas matriciais contidas na dramaturgia de Ariano Suassuna. O espaço cênico é definido por grandes telas brancas onde são projetadas as imagens do cenário - (Fachada externa e interna da Igreja matriz de Queimados - Nossa Senhora da Conceição), uma novidade no novo cenário.

As embrulhadas de João Grilo (Uel Barros) o levam ao céu para enfrentar o juízo final, onde o diabo faz de tudo para pegá-lo e ele faz de tudo para escapar, para tanto, conta com a preciosa colaboração da Compadecida (Laura Chicanel) com figurino de elementos sincretizando a santa com Iemanjá.

A comicidade popular e irreverente dos autos populares nordestinos e do teatro de mamulengos são as referências para o ritmo, a movimentação e os desenhos coreográficos da encenação, traz diversas brincadeiras e cacos relacionando a história à cidade de Queimados, este é outro diferencial da adaptação da peça dirigida pela companhia

10 anos de muitas lutas e vitórias com a Sede própria

Na estrada desde 2003, a Companhia Teatral Queimados Encena, inaugurou em 2007, com recursos próprios e ajuda de comerciantes locais uma sede para guardar seu acervo, abrigar os ensaios e promover cultura na cidade de Queimados, Baixada Fluminense, à Rua Rua Mustafa Kalaoun, 116, Centro, Queimados. Tel.: (21) 2663-2515 http://queimadosencena.com.br/

O Espaço Cultural Queimados Encena, que desde sua fundação teve seu aluguel custeado pelos atores do grupo, com o passar dos anos firmou parcerias para possibilitar a continuidade de sua existência e o fomento da programação cultural do lugar.

Aprovados em dois importantes editais no ano de 2011, (PRÊMIO PROCULTURA DE ESTÍMULO AO CIRCO, DANÇA E TEATRO & BRASIL FOUNDATION) conta neste momento com uma série de Oficinas Culturais para iniciantes no universo artístico, e outras para atualizar os profissionais das Artes Cênicas da Baixada Fluminense, além do custeio de diversas ações que ampliarão o aceso da população ao trabalho realizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.